Roberto Naves terá missão de controlar crises no Republicanos para eleições em 2024 e 2026
Atual prefeito de Anápolis terá missão de fortalecer partido para os próximos pleitos
A principal missão do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, no comando do Republicanos será fortalecer e preparar o partido para os dois próximos pleitos: em 2024 e 2026. O desafio foi estabelecido pelo presidente nacional da legenda, o deputado federal Marcos Pereira, que anunciou o ‘acordo harmonioso’ por meio das redes sociais.
“Roberto Naves assume o partido num acordo harmonioso. Vai conduzir o processo da eleição de 2024 e 2026 com muita alegria”, destacou num tom pastoral em vídeo que rapidamente foi disseminado entre a militância republicana. Nessa negociação, Hildo do Candango sai da presidência estadual do partido e assume a cadeira de deputado federal, no lugar de Jeferson Rodrigues, que pediu licença do cargo.
Para além da crise que o Republicanos vive na capital com uma série de farpas disparadas por seu antecessor e o atual prefeito Rogério Cruz, Naves terá de tentar impor um rumo a um partido que se dividiu em 2022 quando a maior parte das lideranças republicanas decidiu apoiar o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) mas com as bênçãos de Marcos Pereira caminhou “oficialmente” ao lado de Gustavo Mendanha com o ex-deputado federal João Campos lançando sua candidatura ao Senado.
Se quiser ter sucesso, Roberto Naves terá papel fundamental na construção da campanha de reeleição do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Hildo do Candango chegou ameaçar retirar do chefe do executivo municipal o apoio para 2024. A crise foi tamanha que aliados de Rogério chegaram a sugerir que ele trocasse de partido.
Rogério, num exercício de tranquilidade, demonstrava que tinha a confiança de Marcos Pereira e indicava que o diálogo, pelo menos com o presidente nacional do partido estava pacificado. Faltava ampliar as conversas com o diretório municipal e estadual. Hildo chegou a recuar, mas a relação ficou insustentável.
O embate acabou virando uma “queda de braço” que caminhou para a “vitória” de Rogério. Com Naves no comando do partido, a tendência é de que haja uma melhora na relação. Afinal de contas, tanto o prefeito de Anápolis como Cruz têm o mesmo mentor: foi o publicitário Jorcelino Braga quem cuidou da campanha de reeleição do anapolino.
O próprio Braga em entrevista ao Mais Goiás quando criou o Grupo de Assessoramento ao Prefeito em Goiânia citou a experiência que teve com Roberto Naves em 2020 para justificar que uma reversão do quadro em 2024 poderia ser uma realidade, caso Rogério Cruz melhorasse os índices de popularidade. “A eleição de 2020 em Anápolis parecia perdida. Conseguimos virar o jogo”, salientou.
Roberto Naves ainda não falou sobre a questão, mas está convicto em se tornar uma forte liderança conservadora em Goiás. Escolhe no Republicanos – um partido que em Brasília se divide entre um ministério no Governo Lula e a neutralidade no Congresso Nacional, sempre votando a favor das pautas da gestão federal. O próprio Jeferson Rodrigues esteve presente no lançamento das obras do PAC em Goiás e prestigiou a visita do ministro da Casa Civil Rui Costa, em Goiânia.