COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Rogério intensifica relação institucional da Prefeitura com Igreja Católica

Prefeito mantém proximidade com líderes religiosos da capital e afirma que as instituições religiosas desenvolvem um trabalho excepcional no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Rogério e dom João Justino: boa relação (foto divulgação)

Por entender que um órgão público, como a Prefeitura de Goiânia, deve abraçar todas as religiões, o prefeito Rogério Cruz tem mantido estreita relação com todos os líderes religiosos da capital ao longo dos últimos três anos. Com a Igreja Católica, a parceria envolve a destinação de recursos para causas sociais, produção de eventos religiosos, conservação de templos e cessão de uso de áreas em que estão instaladas paróquias. 

Desde 2021, por exemplo, Rogério tem intensificado a relação com a Igreja Católica. No último sábado, participou da 9ª edição do Totus Tuus, no Ginásio Goiânia Arena, quando enalteceu a iniciativa que marca a presença, em Goiânia, da imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes e as relíquias de Santa Bernadette Soubirous, vindos da França, onde ocorreram as aparições de Nossa Senhora a Santa Bernadete, em 1858.

No feriado dedicado à Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Goiânia, Rogério participou da missa em louvor à santa, celebrada pelo arcebispo Dom João Justino, na Catedral Metropolitana. 

Em encontro anterior com o arcebispo, o prefeito entregou, de forma simbólica, um cheque no valor de R$ 430 mil, para custear obras de restauração do telhado da Catedral Metropolitana de Goiânia. Também marcou presença na abertura da 7ª Jornada da Cidadania, evento realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), que oferta atendimento gratuito em vários serviços, no Centro de Convenções da PUC, no Campus II, no Jardim Mariliza.

De igual forma, a Prefeitura de Goiânia tem apoiado eventos da Igreja, como a 36ª edição do Festival Novena em Louvor a Nossa Senhora da Assunção, na Vila Itatiaia, em Goiânia.

Desde o início da gestão, em janeiro de 2021, já foram cedidas à Arquidiocese de Goiânia ao menos 20 áreas, com permissão de uso de bem imóvel, em bairros como Vera Cruz, Floresta, Vitória, Jardim Curitiba, Vila Itatiaia, Residencial Santa Fé, Setor Centro-Oeste, Residencial Lírios do Campos, Parque das Laranjeiras e Residencial Itaipu.