VULNERÁVEIS

Secretaria estima aumento de 108% dos moradores de rua em Goiânia

Câmara Municipal realiza 7º Encontro do Grupo de Trabalho (GT) em Políticas Públicas para tratar do tema

Defensoria na Rua atende população em situação de rua na Praça São José, em Goiânia
Defensoria na Rua atende população em situação de rua na Praça São José, em Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

A Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) estima que existam 2,5 mil moradores em situação de rua em Goiânia. Trata-se de um aumento de 108%, quando comparado ao número de 2019, antes da pandemia da Covid-19, quando censo realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), da Universidade Federal de Goiás (UFG), apontou 1,2 mil pessoas nessa condição. Em Goiás, seriam 4 mil, conforme a pasta.

No País, de 2021 para 2022, o número de pessoas em situação de rua cresceu 50%. Eram 158,06 mil no primeiro ano e 236,40 mil no segundo. A informação é do relatório População em situação de rua, divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Segundo a vereadora Aava Santiago (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia, é rotineiro, atualmente, ver nas ruas da cidade, famílias vulnerabilizadas, sem endereço fixo ou local para se abrigar, vivendo em barracas improvisadas.

“Essas pessoas precisam ser vistas, ouvidas, acolhidas. Reintegrá-las na cidadania é uma tarefa complexa que demanda o debate sério sobre o assunto, soluções eficientes e emergenciais e, acima de tudo, vontade política. Estamos diante de uma grave questão humanitária que exige o envolvimento de toda a sociedade civil e o Parlamento municipal está pronto a contribuir ”, comenta.

Por causa da situação, a comissão, junto com a Escola do Legislativo, realiza o 7º Encontro do Grupo de Trabalho (GT) em Políticas Públicas, nesta sexta (29). O tema será “População em Situação de Rua em Goiânia: a Política Nacional, suas Diretrizes e os Contrapontos com a Realidade Local”. O evento será realizado a partir de 9h, no Auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal de Goiânia. O evento será aberto ao público.