Eleições 2022

Sem Meirelles e Lissuaer, PSD é disputado por Gustavo e Caiado

Até semana passada com o poder de decidir ao lado de quem disputaria as eleições,…

Foto: Reprodução - Redes Sociais

Até semana passada com o poder de decidir ao lado de quem disputaria as eleições, o PSD goiano assistiu a sua força escorrer pelos dedos após a desistência do presidente da Assembleia Legislativa, Lissuaer Vieira, em ser candidato a deputado federal, e a iminente renúncia do ex-ministro Henrique Meirelles em ser pré-candidato ao Senado pelo partido em Goiás. Mas mesmo sem os seus principais nomes, o PSD não saiu do jogo e está sendo disputado “à tapa” por dois pré-candidatos ao governo, o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. Na mesa de negociações, um dos principais fatores é qual dos dois vai ajudar o partido a montar uma “boa chapa” de deputado federal e estadual. Se Gustavo vencer a queda de braço, pode até mesmo se filiar ao partido, que já teve a pretensão, quando o senador Vanderlan Cardoso se filiou a legenda, em 2020, de ter um candidato ao governo estadual. Caiado, por outro lado, luta para agregar o PSD em sua base porque sabe que uma filiação do adversário à legenda melhora as chances de Gustavo na campanha eleitoral, em razão do tamanho da sigla em Goiás e no Brasil.

Aprumar

Segundo pessedistas, Caiado está se movimentando para levar nomes de possíveis candidatos a deputado federal ao presidente do PSD, Vilmar Rocha. “Coisa que ele não tinha feito até agora”, confidenciou um pessedista.

Estratégias

Vilmar Rocha está em São Paulo desde ontem para acertar com o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, os próximos passos do partido sem a candidatura de Meirelles.

Encerra o assunto

Vilmar jantou com Kassab e com Meirelles e o sentimento do partido em Goiás é que a desistência do ex-ministro é certa.

Pratas da casa

Sem Meirelles, Caiado vai ter que completar sua chapa com algum pré-candidato ao Senado de sua base. As chances cresceram para o presidente do PP, Alexandre Baldy, para o ex-senador Wilder Morais e para os deputados federais Zacharias Calil e Delegado Waldir.

Entusiastas

Mendanha voltou a se reunir com alguns presidentes de partidos e deputados estaduais na noite desta segunda-feira. O encontro contou com dois novos integrantes no grupo de apoiadores, os deputados estaduais Allyson Lima e Paulo Trabalho.

Ficou a pé

Paulo Trabalho viajou de avião com Caiado para a cidade de Posse, na manhã desta terça-feira  para entregas de benefícios à cidade. Mas, chegando lá, Caiado viu a foto em que o deputado aparece ao lado de Gustavo e não trouxe Paulo de volta na aeronave.