Energia elétrica

Senado aprova PL que prevê construção de linha de transmissão para Roraima

O Senado aprovou um projeto de Lei (PL) que irá que irá interligar o Estado…

Deputados e senadores continuam a desrespeitar as determinações. Parlamentares ignoram determinação do STF por transparência nas emendas
(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O Senado aprovou um projeto de Lei (PL) que irá que irá interligar o Estado de Roraima ao Sistema Integrado Nacional (SIN). O projeto é de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), foi relatado pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e teve seu relatório aprovado nesta quarta-feira (4). O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Atualmente, o fornecimento de energia elétrica de Roraima depende de cinco termelétricas que funcionam à diesel. O custo dessas termelétricas no ano passado foi de R$ 1,8 bilhões. O estado dependeu de energia elétrica da Venezuela durante muitos anos, mas isso foi interrompido em março de 2019.

O PL prevê a construção de uma obra chamada de “Linhão do Tucuruí”. O objetivo é construir uma linha de transmissão de 715 km, ligando Manaus a Boa Vista. Serão erguidas 250 torres de transmissão e a obra cruzará cerca de 122 km da terra indígena Waimiri Atroari.

Relator do projeto, Vanderlan ressaltou que uma indenização às comunidades indígenas está assegurada e que o fornecimento de energia elétrica é uma questão antiga da região.

“Eu morei em Roraima por 14 anos e, desde que cheguei ao Estado, em 1980, essa questão já era discutida. O Estado enfrenta frequentes quedas de energia elétrica e blecautes que comprometem o seu desenvolvimento e, prejudicam, sobremaneira, os serviços essenciais como saúde, educação, comunicações, segurança pública e o armazenamento adequado dos alimentos”, disse o senador.