PEDIDO CAUTELAR

Senador goiano pede a TCU que cobre de Bolsonaro inventário com presentes recebidos durante gestão

"Fica claro que outros bens podem estar escondidos, portanto o inventário destes precisa ser juntado rapidamente"

Senador goiano pede a TCU que cobre de Bolsonaro inventário com presentes recebidos durante gestão
Senador goiano pede a TCU que cobre de Bolsonaro inventário com presentes recebidos durante gestão (Fotos: Reprodução)

O senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB), acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para que o ex-presidente Bolsonaro (PL) informe todos todos os presentes que recebeu durante o governo. A demanda é por um inventário.

Vale citar, o presidente, que depôs na quarta-feira (5) à Polícia Federal, recebeu, ao menos, três kits de joias Arábia Saudita avaliados em mais de R$ 16 milhões. A informação foi divulgada pela imprensa, ainda em março.

“Após a grande polêmica envolvendo os presentes entregues pelo Governo do Reino da Arábia Saudita ao ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro, fatos que levaram o TCU a determinar a devolução dos bens que ainda estavam em seu poder à União (Acórdão nº 504/2023), estabelecendo a Caixa Econômica Federal como depositária, todos os dias surgem novas notícias acerca de presentes recebidos e anexados a seu acervo pessoal”, escreve Kajuru no pedio.

Ele cita, ainda, que uma reportagem do último dia 4 – do UOL -, revela que o ex-presidente recebeu 19 mil presentes ao longo de seu mandato e 94 foram entregues diretamente a ele sem a devida documentação. “Tais fatos demonstram a necessidade de que um inventário contendo todos os bens seja anexado aos autos, pois a boa-fé e moralidade continuam sendo lesionadas pelo ex-presidente. Ele poderá, inclusive, se enriquecer com tais bens, especialmente as joias.”

O senador reforça, ainda, que os bens não são direcionados à pessoa, mas a nação como gesto de diplomacia. “Fica claro que outros bens podem estar escondidos, portanto o inventário destes precisa ser juntado rapidamente”, reforça.