SES-GO atinge maior nota no Programa de Compliance Público 2022
Pasta atingiu uma nota média de 81,80%. e escala tem o objetivo de medir a maturidade da pasta em gestão de riscos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) atingiu uma nota média de 81,80% no Programa de Compliance Público 2022. A escala tem o objetivo de medir a maturidade da pasta em gestão de riscos. A pasta foi a única da administração estadual a atingir o Grau de Maturidade em Gestão de Riscos “Nível 5”, maior que 80% até 100%.
O resultado foi anunciado nessa quarta-feira (7) pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Na ocasião, o órgão apresentou os resultados do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP) e premiação dos órgãos que se destacaram no ano.
De acordo com o governo do estado, o resultado mostra que a abrangência da gestão de riscos na SES está com implantação em 100% das unidades administrativas da pasta. A subsecretária da SES-GO, Anamaria de Sousa Arruda, comemorou o resultado.
“Esse é o maior nível da escala que mede a maturidade em gestão de risco. Ao alcançar esse patamar, a SES demonstra seus esforços em identificar, prevenir e buscar sanar riscos na pasta”, Anamaria.
A premiação acontece durante a “Semana Internacional de Combate à Corrupção (SICC). O evento apresenta resultados e premiações dos programas e projetos desenvolvidos pelos órgãos e entidades estaduais voltados à melhoria da gestão, promoção da transparência, controle social e ao combate à corrupção.
Stefania Ribeiro, que atua na assessoria da Corregedoria Setorial, recebeu a certificação pela formação no “Programa de Certificação em Compliance Público”. O programa é oferecido pela Escola de Governo do Estado de Goiás e a servidora foi escolhida para representar os demais servidores da pasta que também concluíram os cursos referentes aos cinco eixos em CP.
“Esse reconhecimento estimula as áreas da Secretaria a permanecerem fomentando o compliance, ampliando a visão sobre a gestão de riscos, implementando termos de ajustamento de conduta, gerando economia ao erário público e fortalecendo a parceria com a CGE”, pontuou Stefania
Outros órgãos
No que diz respeito à evolução no Ranking, o Goiás Previdência (Goiasprev) foi premiado. Ele veio seguido da Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás – Goiás Parcerias e a Secretaria de Estado da Casa Civil. Em 2019, 21 pastas foram envolvidas no PCP, e em 2022, todos os órgãos participam do Programa.
Representando o Governador Ronaldo Caiado (UB), o secretário Geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, destacou o trabalho realizado pela CGE. “Nós temos o preparo para no momento em que isso acontecer, saber exatamente o caminho a tomar, e eventualmente, tomar ações para que não aconteça uma situação que levaria a determinado risco”, afirmou.