SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

STJ define lista quádrupla para escolha de dois nomes por Lula

Presidente não pode fazer indicações fora da lista

STJ define lista quádrupla para escolha de dois nomes por Lula
STJ define lista quádrupla para escolha de dois nomes por Lula (Foto: Gustavo Lima)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu lista quádrupla para duas vagas que estão abertas na Corte. Os nomes apresentados nesta quarta-feira (23) serão entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vale citar, o presidente não pode fazer indicações fora da lista. Para integrar o grupo, o candidato precisa ter, pelo menos, 17 votos dos ministros.

O favorito é o apoiado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, Carlos Vieira Von Adamek. Ele é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e atuou com o titular do STF no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, Carlos é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e é secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2018. Outros indicados são José Afrânio Vilela, Elton Martinez Leme e Teodoro Silva Santos.

Formado na Universidade do Estado Rio de Janeiro, Elton é desembargador do TJRJ e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) daquele Estado. José Afrânio, por sua vez, é formado pela Universidade Federal de Uberlândia e desembargador do TJ de Minas Gerais.

Único nome fora da região Sudeste, Teodoro Silva Santos é desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará. Ele é formado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Fortaleza.

Há, ainda, uma terceira vaga. Esta é destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os ministros do STJ votarão a lista tríplice nesta quarta.

As cadeiras disponíveis são do ministro Felix Fischer, que se aposentou em agosto de 2022, ao fazer 75 anos; de Jorge Mussi, que antecipou a aposentadoria em dezembro do ano passado, aos 70 anos; e de Paulo de Tarso Vieira Sanserino, que morreu aos 63 anos, em abril de 2023. Ele tinha câncer.