STJ define lista quádrupla para escolha de dois nomes por Lula
Presidente não pode fazer indicações fora da lista
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu lista quádrupla para duas vagas que estão abertas na Corte. Os nomes apresentados nesta quarta-feira (23) serão entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Vale citar, o presidente não pode fazer indicações fora da lista. Para integrar o grupo, o candidato precisa ter, pelo menos, 17 votos dos ministros.
O favorito é o apoiado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, Carlos Vieira Von Adamek. Ele é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e atuou com o titular do STF no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além disso, Carlos é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e é secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2018. Outros indicados são José Afrânio Vilela, Elton Martinez Leme e Teodoro Silva Santos.
Formado na Universidade do Estado Rio de Janeiro, Elton é desembargador do TJRJ e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) daquele Estado. José Afrânio, por sua vez, é formado pela Universidade Federal de Uberlândia e desembargador do TJ de Minas Gerais.
Único nome fora da região Sudeste, Teodoro Silva Santos é desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará. Ele é formado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Fortaleza.
Há, ainda, uma terceira vaga. Esta é destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os ministros do STJ votarão a lista tríplice nesta quarta.
As cadeiras disponíveis são do ministro Felix Fischer, que se aposentou em agosto de 2022, ao fazer 75 anos; de Jorge Mussi, que antecipou a aposentadoria em dezembro do ano passado, aos 70 anos; e de Paulo de Tarso Vieira Sanserino, que morreu aos 63 anos, em abril de 2023. Ele tinha câncer.