Toda Executiva do DEM é favorável a fusão com PSL, diz Zacharias Calil
Martelo será batido em outubro, segundo o deputado federal
A Executiva Nacional do DEM se reuniu na noite de terça-feira (21), em Brasília, e concordou por unanimidade pela fusão com o PSL. O deputado defederal Zacharial Calil (DEM), que participou do encontro, disse que agora falta acertar os detalhes, como nome, número e regras, mas que o martelo será batido em outubro, em sessão conjunta com o PSL.
“O partido terá novas regras, uma ampla discussão de funcionamento, além da questão do número. Essa reunião de ontem foi só do DEM, uma prévia para decidir a união. Mas digo que 80% já está resolvido.”
Segundo ele, por exemplo, já está acertado que o presidente nacional do DEM, ACM Neto, será o secretário geral da nova legenda. Além disso, Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, seria o líder da sigla.
Impactos da fusão de DEM e PSL em Goiás
O presidente do DEM em Goiânia, Lívio Luciano, disse que se confirmar a fusão com o PSL, onde houver governador ele será o líder do novo partido no Estado. Desta forma, a nova sigla seria comandada por Ronaldo Caiado (DEM) em Goiás.
Ele afirma, ainda, que a fusão vai implicar em um crescimento não só no fundo partidário, mas também no tempo de TV – se tornando o maior. Ele lembra que o PSL tem 53 deputados federais, enquanto o DEM, 28. Esses números são critérios para esses benefícios às siglas.
“Alguns deputados tendem a sair com a fusão – uma vez que a janela é automática nesses casos -, mas a cota do fundo e o tempo de TV são baseados no número de eleitos, não importa quem saiu depois.