JUSTIÇA

TRE-GO agenda nova contagem de votos da Câmara de Goiânia para 5 de abril

Com a recontagem, devem tomar posse: Markim Goyá (PRD), Bill Guerra (MDB) e Fabrício Rosa (PT)

Sessão da Câmara de Goiânia marca posse de Bill Guerra, Markim Goyá e Fabrício Rosa
Sessão da Câmara de Goiânia marca posse de Bill Guerra, Markim Goyá e Fabrício Rosa (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) agendou nova totalização de votos em Goiânia para 5 de abril, às 9h30, “em decorrência de atualizações de registros de candidatura pendentes”. A decisão ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicar à secretaria judiciária do TRE, na última quinta (21), para “adoção das providências necessárias” de decisões da justiça eleitoral, que prevê o afastamento do mandato dos vereadores do PTC (atualmente Agir) e PMB na Câmara Municipal.

Os vereadores atingidos são: Edgar Duarte, Pastor Wilson, ambos do PMB, e Paulo Henrique da Farmácia, do Agir. As decisões são referentes ao descumprimento de cota de gênero por parte dos dois partidos, durante as eleições de 2020 em Goiânia.

Tratam-se de decisões diferentes, ambas sob relatoria Nunes Marques, do TSE. Na decisão em desfavor do Agir, cujo representante na Câmara é Paulo Henrique da Farmácia, o magistrado entendeu de forma diferente de Ricardo Lewandoski, então relator do caso, e considerou fraude na cota de gêneros.

Referente ao caso do PMB, o julgamento ocorreu em fevereiro e a decisão é de março deste ano, também por descumprimento da cota de gênero, e atinge os vereadores Pastor Wilson e Edgar Duarte. Com a recontagem, devem tomar posse: Markim Goyá (PRD), Bill Guerra (MDB) e Fabrício Rosa (PT).