ELEIÇÕES

Três candidaturas a governador e quatro a vice foram aceitas pelo TSE em Goiás

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu três candidaturas a governador de Goiás. São elas: Major…

Mãe ataca professora de Goiânia que disse não haver comprovação de fraude em urnas
Urna eletrônica (Foto: Alan Marques/Folhapress)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu três candidaturas a governador de Goiás. São elas: Major Vitor Hugo (PL), Professor Pantaleão (UP) e Professora Helga (PCB). Outras seis candidaturas ainda estão em fase de julgamento pela Justiça Eleitoral.

Para os cargos de vice-governador, das nove candidaturas, quatro foram deferidas e cinco ainda aguardam julgamento. Já foram liberadas pela Justiça: Jamil Said (Novo), Lindomar Santos (PCB), Luciana Amorim (UP) e Pastora Keila Borges (PL).

Enquanto para o Senado, apenas as candidatura de Alexandre Baldy (PP) e Wilder Morais (PL) foram julgadas e consideradas deferidas pelo TSE em Goiás. Ainda faltam Antônio Paixão (PCO), Delegado Waldir (UB), Denise Carvalho (PCdoB), João Campos (Republicanos), Leonardo Rizzo (Novo),  Manu Jacob (PSOL/Rede), Marconi Perillo (PSDB/Cidadania) e Vilmar Rocha (PSD).

Documentação

Os pedidos de registro de candidatura são protocolados no TSE instruídos com a documentação relativa à convenção partidária que escolheu os candidatos, assim como com as certidões e demais documentos que são exigidos de cada um particularmente, como certidão de desincompatibilização, de quitação com a Justiça Eleitoral e negativa criminal, entre outras.

A Justiça Eleitoral avalia, por exemplo, se o candidato tem alguma pendência com a justiça e pode indeferir a candidatura se o postulante for “ficha suja”.