TSE pede ao STF perícia de minuta golpista encontrada na casa de ex-ministro
Material é parte de investigação em curso na Corte contra o ex-presidente
Corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), no domingo (19), para ter acesso à perícia que a Polícia Federal (PF) fez na minuta golpista encontrada na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro (PL) e então secretário de Segurança do DF durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Segundo Benedito, o material é parte de investigação em curso na Corte contra o ex-presidente.
A ação citada por ele apura o encontro de Bolsonaro no Planalto com embaixadores em julho de 2022. Na ocasião, ele questionou o sistema eleitoral. A depender do resultado da investigação, o ex-presidente pode ficar inelegível.
Vale citar, Torres está preso desde 14 de janeiro por causa dos atos contra os três Poderes em 8 de janeiro. Naquele mês, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão policiais federais encontraram uma minuta golpista na casa do ex-ministro. Ele estava nos EUA, à época.
O texto era uma proposta de decreto para o ex-presidente instaurar um estado de defesa no TSE e reverter o resultado da eleição, que aclamou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vencedor. Medida seria inconstitucional.
Anderson Torres chama minuta do golpe achada em sua casa de ‘texto folclórico’, ‘loucura’ e ‘lixo’