JUSTIÇA

TSE permite que Bolsonaro continue a dizer que criou Pix

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri permitiu que o presidente Bolsonaro…

Segundo o Banco Central, não houve exposição de dados sensíveis como senhas e saldos (Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri permitiu que o presidente Bolsonaro (PL) continue a dizer na propaganda eleitoral que é o criador do Pix. Na decisão, ela negou pedido do PDT para barrar a afirmação do chefe do Executivo.

O partido, em sua peça, disse se tratar de “propaganda eleitoral irregular que está sendo veiculada no aplicativo Telegram”. Argumentou, ainda, que a publicidade apontava questões “já desmentidas” e que se tratava de “desinformação”.

Vale citar, apesar do presidente dizer que foi o autor da implantação do Pix, o sistema foi elaborado pela equipe do Banco Central durante gestão de Michel Temer (MDB). Inclusive, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) declarou, por nota, que Bolsonaro chegou a criar dificuldades.

Para a ministra, entretanto, esse tipo de intervenção só pode ocorrer de forma excepcional. Segundo ela, a propaganda de Bolsonaro não possui “conteúdo manifestamente inverídico que gere grave desinformação, não se vislumbrando a alegada afronta à legislação eleitoral”. A informação é do Correio Braziliense.