CPI DA COVID

Vanderlan diz que Pazuello merece gratidão por atuação no Ministério da Saúde

Para o senador Vanderlan Cardoso (PSD), os discursos críticos ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello,…

Vanderlan pode não apoiar Caiado em 2022 por causa da aliança com MDB
Vanderlan pode não apoiar Caiado em 2022 por causa da aliança com MDB (Foto: Pedro França - Agência Senado)

Para o senador Vanderlan Cardoso (PSD), os discursos críticos ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 do Senado demonstram ingratidão. Na visão do goiano, a testemunha merece gratidão pelo que fez ao Brasil e, em especial, a Goiás durante a pandemia.

“Não foi pouca coisa. Quero mencionar aqui: quase 18 mil respiradores entregues no Brasil pelo Ministério da Saúde. Quase mil só em Goiás”, iniciou os exemplos.

“Obrigado pelas milhares de vidas que o senhor evitou que morressem”, disse Vanderlan. Destaca-se, foram mais de 270 mil mortes durante a gestão de Pazuello. Na quarta (19), primeiro dia de seu testemunho, ele disse que deixou o Ministério pois sua missão estava cumprida.

Apesar de não ser membro da CPI, Vanderlan conseguiu o direito de fala, que é aberto no fim dos questionamentos.

Hospital de Campanha

Em outro momento, o ex-ministro Pazuello, ao responder a pergunta do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), disse que não fechou o Hospital de de Campanha (HCamp) de Águas Lindas.

O HCamp de Águas Lindas, instalado pelo governo Bolsonaro, foi fechado pelo Ministério da Saúde no dia 22 outubro de 2020. O local contava com 200 leitos específicos para tratamento da Covid-19. A informação foi destaque na coluna Painel da Folha de São Paulo.

Questionado se o Estado pediu prorrogação – o que foi feito por duas vezes -, Pazuello disse apenas que poderia checar a questão.

Leia também:

Pazuello culpa governo estadual por crise de oxigênio no Amazonas