GESTÃO

Veja avaliação dos governadores em seis estados, segundo pesquisa Ipec

Entre os seis estados com pesquisas Ipec divulgadas na segunda-feira, os governadores de Minas Gerais,…

STF tem maioria para manter aumento de 300% de salário de Zema
STF tem maioria para manter aumento de 300% de salário de Zema (Foto: Governo de Minas Gerais)

Entre os seis estados com pesquisas Ipec divulgadas na segunda-feira, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que tentam a reeleição, têm a melhor avaliação positiva de seus governos. Já Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, que tenta emplacar como sucessor Danilo Cabral (PSB), amarga o pior resultado.

Entre os eleitores mineiros, 41% consideram o atual governo como ótimo ou bom e 21% o avaliam como ruim ou péssimo. Ainda segundo o Ipec, Zema lidera a corrida com 40% das intenções de voto, contra 22% do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Já o governo Ibaneis Rocha é avaliado positivamente por 31% dos moradores do Distrito Federal. O atual governador também lidera a corrida pelo executivo estadual, com 38% das intenções de voto.

Paulo Câmara, que está no segundo mandato em Pernambuco, tem sua gestão avaliada como ruim ou péssima por 53% dos entrevistados no estado. Apenas 15% consideram seu governo como ótimo ou bom.

O atual governador tenta eleger seu correligionário do PSB Danilo Cabral, que soma apenas 6% das intenções de voto. Marília Arraes (Solidariedade) lidera a disputa, com 33% dos votos, ainda segundo Ipec. Desde 2007, o PSB vence as disputas estaduais pernambucanas.

Os governadores de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), e do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), têm as maiores proporções entre os chefes de executivos estaduais com avaliação regular, de 47% e 45%, respectivamente. Garcia assumiu o cargo após a saída de João Doria (PSDB), que pretendia concorrer ao Planalto, mas desistiu da candidatura. Já Vieira Júnior substituiu o ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que vai tentar se reeleger.