DESRESPEITO

Vereadora é alvo de ataques machistas na Câmara de Itauçu: “Preferia debater com um homem”

Uma vereadora foi alvo de ataques machistas durante sessão da Câmara Municipal de Itauçu, município…

Plenário da Câmara Municipal de Itauçu
Vereadora é alvo de ataques machistas em Câmara Municipal de Itauçu (Foto: Reprodução)

Uma vereadora foi alvo de ataques machistas durante sessão da Câmara Municipal de Itauçu, município a cerca de 70 quilômetros de Goiânia, em sessão realizada na última sexta-feira (8). “Preferia debater mil vezes com um homem (…). Fico constrangido quando tenho que debater com uma vereadora mulher”, disse o vereador Luisinho (Republicanos).

Na sessão, os vereadores debatiam a criação de uma taxa de lixo na cidade. A vereadora Kênia Pedroso (DEM), única parlamentar mulher na cidade, argumentava a favor de abertura de audiência pública para que o debate fosse realizado também com a população do município.

Já no final da sessão, Kênia pediu para que fosse informada de antemão sobre explicações que foram dadas durante a sessão, pois se sentiu prejudicada. Antes de terminar de falar, Luisinho a interrompeu e ela retrucou. “Eu não dou o direito da palavra”, rebateu.

Vereadores discutem na Câmara de Itauçu

Com isso, teve início o bate boca. O vereador respondeu dizendo que só queria dizer que também não fora informado sobre as explicações na Câmara e disse que não queria começar um guerra na casa legislativa.

“Isso vai acabar quando eu for respeitada. Não é porque sou mulher que posso ser tratada da maneira como vocês falam comigo. Entendeu?!”, disse Kênia.

Luisinho continuou e subiu o tom da fala.

Ataques machistas

“A respeito como mulher. Mas é má vereadora. Que seja mulher ou homem. Preferia mil vezes que fosse um debate com homem. Seria melhor. Eu fico constrangido quando tenho que debater com uma vereadora mulher”, continuou.

Ao se retirar da sala, ela ainda é xingada por outro vereador. “O que a vereadora está falando aí demonstra que está muito desequilibrada”, disse Betão (PSD).

O Mais Goiás tenta contato com os citados e com a Câmara Municipal. O espaço está aberto para a livre manifestação.