Aparecida de Goiânia

“Viabilidade de encerrar a disputa no primeiro turno é zero”, diz Professor Alcides

Em terceiro lugar na última rodada da pesquisa Serpes/O Popular, de 5 de setembro, com…

Em terceiro lugar na última rodada da pesquisa Serpes/O Popular, de 5 de setembro, com 20% das intenções de votos, o Professor Alcides Ribeiro (PSDB) disputa a Prefeitura de Aparecida de Goiânia com o deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB), que tem 23,3%, e o presidente da Câmara Municipal da cidade, Gustavo Mendanha (PMDB), que aparece com 25,8% das intenções de votos.

Como a margem de erro é de 3,99 pontos porcentuais para mais ou para menos e esse diferença para o primeiro colocado pode ser, no cenário mais otimista para o Professor Alcides, com 3,99 pontos a mais para ele e a menos para Gustavo Mendanha, de empate. “A viabilidade de se encerrar a disputa no primeiro turno é zero.”

Em entrevista ao Mais Goiás, o tucano afirma que o momento, a 12 dias da votação de 2 de outubro, é de intensificar o trabalho de rua, continuar as reuniões, caminhadas e carreatas para dialogar com o eleitor de Aparecida e convencê-lo de que as propostas apresentadas são as melhores para a cidade. “Em um processo altamente equilibrado, é hora de mostrar que Aparecida precisa de muita coisa”, declara.

Para o Professor Alcides, que disse ter sido vítima de ataques e malandragens da campanha de Gustavo Mendanha, interessa fazer críticas pontuais à atual gestão do município. “Eu não quero saber da vida pessoal dos candidatos. Eu quero mostrar o que está errado e precisa ser melhorado.”

Sobre o equilíbrio da disputa evidenciado pelas pesquisas, o tucano diz que têm circulado pela cidade algumas pesquisas com dados mentirosos. “Mas essa situação está um bolo total. Nós temos mais ou menos 25% de indecisos. E o eleitor continua com uma interrogação na cabeça”, explica. Já a pesquisa Serpes/O Popular aponta um eleitorado indeciso de 16,8% no levantamento estimulado e 50,6% no espontâneo, sem apresentar ao entrevistado o nome dos candidatos.

Saúde e segurança
Entre as principais propostas apresentadas nos eventos de campanha, no rádio e na televisão, Professor Alcides destaca que ainda é grande o número de homicídios, roubos e furtos em Aparecida. “Temos como espelho modelos adotados em cidades como Curitiba e Maringá, no Paraná, que têm índices de criminalidade muito baixos. Esperamos colocar o nosso plano de governo em ação se formos eleitos.”

De acordo com o tucano, a saúde na cidade está na UTI faz tempo. “O atual prefeito fez muitas obras, mas elas não funcionam de forma plena. Queremos assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público para contratar 200 médicos e 60 dentistas. Também queremos realizar um concurso público com salários decentes”, descreve. Ele diz que Aparecida sofre com a falta de medicamentos.

Além da contratação de profissionais, o candidato do PSDB defende parcerias, principalmente com o governo estadual, para reconstruir o Cais Garavelo e criar o Hospital da Vila Brasília. Na educação, Professor Alcides quer adotar o modelo de escola em tempo integral para retomar elevar a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Vamos levantar o Ideb da cidade com escolas que ocupem os jovens e ofereçam ensino e merenda de qualidade. É uma oportunidade de formação que também tira os jovens da rua.”