ELEIÇÃO | GOIÂNIA

Virmondes diz que eleição para prefeito de Goiânia será “tostão contra o milhão”

Quatro anos depois de apoiar o deputado federal Delegado Waldir (PSL) na eleição para prefeito…

Candidato do Cidadania a prefeito de Goiânia, Virmondes Cruvinel, durante a convenção
Candidato do Cidadania a prefeito de Goiânia, Virmondes Cruvinel, durante a convenção

Quatro anos depois de apoiar o deputado federal Delegado Waldir (PSL) na eleição para prefeito de Goiânia, ao indicar a mãe, Rose Cruvinel, para a vice, o deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) agora é candidato prefeito. 

Virmondes deu largada ao seu projeto político na última quarta-feira, em convenção virtual que contou também com o vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) e a sua candidata a vice-prefeita, Julimária Sousa. Virmondes construiu o seu discurso com críticas à gestão do atual prefeito, Iris Rezende (MDB), e com indiretas aos seus adversários – a quem não nominou.

Virmondes afirma que será uma eleição do “tostão contra o milhão”, em que ele é o candidato que vai gastar pouco. Diz também que vai enfrentar políticos que têm o costume de investir orçamentos elevados para galgar posições na hierarquia pública. “Contra a gente, haverá pessoas que sempre ganharam montanhas de dinheiro para ganhar eleição”.

Em outro momento do discurso que fez na convenção, Virmondes disse que a sua candidatura “não está preocupada com quem vai ser governador ou senador em 2022, mas sim preocupada com Goiânia”. Foi uma referência a articulações e composições que, para dar origem às chapas que vão disputar neste ano, forjaram acordos que surtirão efeitos daqui a dois anos, na eleição estadual.  

Iris

O candidato do Cidadania afirma que a pandemia do coronavírus agravou problemas que já existiam em Goiânia, principalmente na saúde, educação e transporte coletivo. Sobre a saúde, Virmondes diz que a prefeitura não conseguiu aplicar recursos para o combate a Covid que vieram do governo federal e tampouco conseguiu lidar com a falta de medicamentos. “São problemas que já existiam, mas que, neste momento de dificuldade”, ficaram piores”.

Virmondes afirma que Iris deveria ter liderado um movimento com “100 ou 200 prefeitos de Goiás” para cobrar, do governo federal, recursos para investimento em internet banda larga para que os alunos estudassem em melhores condições durante o isolamento social. Sobre o transporte coletivo, o candidato do Cidadania afirma: 

  Como essas empresas que estão aí há muitos anos e apadrinharam pessoas que estão na prefeitura, talvez os gestores não tenham pulso para cobrar responsabilidade. Empresas têm que cumprir o compromisso com o cidadão de Goiânia ou senão estes contratos merecem ser revistos. 

Vice-governador

O vice-governador Lincoln Tejota, presidente estadual do Cidadania, disse que a candidatura de Virmondes é a personificação do desejo que mudança que, segundo ele, é majoritária entre a população de Goiânia. Lincoln afirmou que chegou o momento de “parar de discutir as mesmas ideias, com os mesmos nomes”, e que o eleitorado não pode “ignorar a proposta de mudança”. “O que precisamos aqui é de gestão, de programas inteligentes, de romper com antigas estruturas. Virmondes e Julimaria estão aptos a isso”. 

Vereadores

O Mais Goiás ouviu um dos candidatos a vereador da coligação de Virmondes, Jairo Neto, para quem a convenção do Cidadania foi a mais “consciente” até agora. “Através do drive-thru, assinamos a ata e por meio de transmissão online no Youtube pudemos confirmar nossas pré-candidaturas.
Ela foi inovadora e pensada principalmente em proteger todos os pré-candidatos, evitando aglomerações. Respeitando muito o momento que estamos vivendo”.

Jairo considera a chapa de candidatos a vereador da qual ele participa “jovem, preparada” e equilibrada, uma vez que não há vereador em busca de reeleição. Ele aposta que o Cidadania conseguirá eleger pelo menos dois vereadores. “Quanto a prefeito, acredito que o Virmondes Cruvinel seja o melhor para Goiânia, é um jovem mas com grande experiência na vida pública. É a mudança que precisamos para nossa capital. Além do mais, está acompanhado da Julimária como sua vice, uma mulher extremamente articulada, jovem e preparada para o cargo”, completa.