A verdade está lá fora

Cientistas precisam da sua ajuda para estudar 20 anos de pesquisa sobre outros planetas

Cientistas do MIT, da Carnegie Mellon e de outras grandes instituições de ensino superior dos…

Cientistas do MIT, da Carnegie Mellon e de outras grandes instituições de ensino superior dos EUA estão com um problema. Eles estão com 20 anos de observações feitas pelo observatório Keck, no Havaí, de 1.600 estrelas próximas ao nosso sistema solar.

O objetivo da pesquisa é mapear e analisar os planetas que orbitam estes 1.600 sistemas. Em duas décadas de observação, o telescópio fez 61.000 medidas e agora todos estes dados precisam ser analisados.

Os cientistas querem identificar que planetas são estes, quais são suas órbitas e tamanhos. Mais ainda: talvez pelos dados seja possível identificar planetas similares à Terra, capazes de suportar vida. Quem sabe este não é o primeiro passo de uma futura e frutífera colonização?

Exoplanetas são todos os outros planetas descobertos pelos cientistas que não orbitam nosso sol. Mapear estes corpos nas estrelas próximas da Terra não só oferece uma maior compreensão do espaço sideral, mas oferece uma oportunidade real de conhecer mais sobre eles – e se possuem as condições necessárias para suportar vida, humana ou não.

Para ajudar nesta missão, os pesquisadores oferecem um software livre que pode ser usado por qualquer um. A ideia é que pessoas normais possam contribuir para a aceleração da análise dos dados.