Video games

Coppola anuncia video game de Apocalypse Now

Em 1979, após filmagens quase cataclísmicas, o cineasta Francis Ford Coppola, mesmo homem responsável por O…

Em 1979, após filmagens quase cataclísmicas, o cineasta Francis Ford Coppola, mesmo homem responsável por O Poderoso Chefão, lançou o filme de guerra Apocalypse Now, que adaptava o romance O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, para o contexto e cenário da Guerra do Vietnã.

 

Agora, quase 40 anos depois, o diretor anunciou um projeto no Kickstarter para financiar um jogo de horror com elementos de RPG baseado no filme. Chamado simplesmente de Apocalypse Now, o projeto espera bater a marca de US$ 900 mil para ser financiado e terá controle criativo do próprio Coppola.

 

Em nota, o cineasta declarou que: “Há 40 anos, parti para fazer um filme pessoal e de arte que poderia, se tudo desse certo, influenciar as gerações vindouras de cinéfilos por vários anos. Agora me juntei a novos intrépidos, uma equipe que quer transformar Apocalypse Now em uma experiência interativa. Nela você assume o papel do capitão Benjamin Willard tendo como cenário a dura realidade do Vietnã. Eu assisti aos video games se tornarem ferramentas significativas para se contar histórias e estou empolgado para explorar as possibilidades de Apocalypse Now para uma nova plataforma e uma nova geração”.

 

A escolha por fazer o jogo de forma independente faz sentido: em 2006, a EA fez uma versão de O Poderoso Chefão para PS2, PS3, Xbox e Xbox 360 que foi aclamada por jogadores e pela crítica, mas que desagradou profundamente o cineasta, que chamou o jogo de “um desperdício” em relação ao filme. Porém, a experiência foi o bastante para conquistar a curiosidade de Coppola em definitivo.

 

O chefe de desenvolvimento do jogo é Montgomery Markland, programador veterano de jogos independentes, tendo no seu currículo os sucessos Wasteland 2Torment. Nos roteiros, eles contam com Rob Auten, responsável pelas franquias Gears of War, Far Cry e Battlefield.

 

A previsão é ficar pronto em 2019 para celebrar os 40 anos do filme, mas o lançamento só deve ocorrer no início de 2020.