Negócios

Evento promove rodada de economia colaborativa em Goiânia

Colaboração. Este é o principal foco da Rodada de Negócios X por Y, que irá…

Colaboração. Este é o principal foco da Rodada de Negócios X por Y, que irá ocorrer nesta quarta-feira (22), em Goiânia. O evento rola no Hotel K, no Jardim Goiás com realização da start-up X por Y.com que trabalha na área de negócios por trocas há dois anos.

O evento, marcado para rolar das 8h às 21h, quer reunir empresários e start-ups de ramos diversos interessados na chamada economia colaborativa. A ideia é simples: firmar parcerias e negócios sem dinheiro que podem levar a ganhos e vantagens sem custos.

O objetivo é reunir cerca de 400 micro e pequenos negócios para gerar as chamadas “permutas multilaterais”, ou seja, trocas que são beneficiais para todos e que não amarram um empresário ao outro. Também haverá programação aberta ao público, com aulas gratuitas sobre o que é economia colaborativa.

“Passamos por um momento em que as empresas ainda estão com baixo fluxo de caixa, mas o negócio não pode parar. A permuta é uma forma de economia colaborativa, em que todos compartilham suas expertises ou produtos sem o uso da moeda. Assim se ajudam e crescem mesmo com as adversidades” explica Rafael Barbosa, organizador do evento, em release divulgado pela X por Y.

Embora a X por Y vá lançar seu novo portal agora, ela já existe desde 2014 e é fruto do programa Tecnova da Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Os interessados em participar podem apenas aparecer por lá sem precisar pagar nenhuma taxa de inscrição. O evento deverá usar a moeda virtual X$, usada no site da X por Y, inclusive na praça de alimentação.

“O X é uma moeda alternativa que entra no conceito de economia colaborativa. Parte do evento será uma grande rodada de negócios com o pessoal que é cliente, mas quem não é cliente vai encontrar 20 monitores nossos ensinando os conceitos e como usar o X por Y, como ofertar seus produtos e adquirir o que precisa”, explica Barbosa em entrevista ao Mais Goiás.

“Quado você tem uma recessão como vivemos agora, se abre um momento oportuno para essas moedas alternativas porque o dinheiro real diminui a circulação”, explica. Pela plataforma, o usuário vende o seu produto por X e recebe X por ele.

Não recebe em reais, mas pode usar esse X para comprar outras coisas na plataforma: “Assim ele adquire bens economizando o dinheiro real na sua carteira. Não é um site de descontos. Sem assistencialismo, divulgamos a empresa das pessoas e permitimos que ofereçam o que têm de bom e possam adquirir o que precisarem”.

Outra parte interessante é que o X permite que os negócios sejam feito sem ser uma permuta ou troca bilateral convencional. Com o X que você recebe, você pode comprar qualquer outro produto na rede. Em uma troca convencional, você teria que dar um produto e receber outro em troca e é muito difícil encontrar essa compatibilidade.

Serviço

Rodada de Negócios XporY.com

Quando: quarta-feira (22/3), entre as 8h e as 21h;

Onde: K Hotel (Av. Dep. Jamel Cecílio, 2550 – Jardim Goiás, Goiânia)

Entrada franca