Cuidado

Orkut reaparece após 11 anos, mas não é o de verdade

Você deve ter visto no Facebook pipocarem alguns links e fotos de perfil de pessoas…

Você deve ter visto no Facebook pipocarem alguns links e fotos de perfil de pessoas usando o “novo Orkut”. Talvez entrar de cabeça na nova velha rede social não seja uma boa ideia. Como uma breve busca do site Canal Tech sobre a origem do site provou, ele não é bem o que parece ser.

Em primeiro lugar, ele não tem qualquer ligação com o Orkut de verdade e que agora pertence ao Google. A gigante de tecnologia, inclusive, provavelmente não promoveria um retorno silencioso da rede social já que poderia lucrar em cima da nostalgia dos usuários.

Apesar de ter todo o layout exatamente igual ao da rede social de 2006 (mesmo ano em que o domínio foi registrado, inclusive), a dúvida já começa no endereço, que é orkut.li, e não .com, como o original. Outra bizarrice é que o site pede que você integre suas contas Google e Facebook a ele, o que não faz o menor sentido – e que é perigosíssimo.

Além disso, usando o Whois, o Canal Tech descobriu que o domínio pertence a um paulistano. Também houveram relatos que após se cadastrar, alguns navegadores bloquearam a página inicial deste Orkut como tendo risco potencial de phising.

Desde que a notícia se espalhou na manhã de hoje (12), o site se manifestou em sua própria página admitindo ser um site paralelo e declarando que não é um golpe: “O orkut.li não tem vinculo com o Google. Crie uma nova conta para acessar. Fique tranquilo, nosso site não contém vírus e não vai roubar seus dados.Nosso objetivo é ajudar a conhecer novas pessoas e construir novas amizades”, postaram.

Portanto, talvez seja melhor não dar moral pra essa moda pelo menos até esse caso ser esclarecido. Como a notícia está se espalhando, provavelmente é só uma questão de tempo até este novo Orkut divulgar maiores informações.