BGS 2016

Sony: Horizon Zero Dawn conquista a imprensa

O maior stand de toda a Brasil Game Show (BGS) é o do PlayStation Sony.…

O maior stand de toda a Brasil Game Show (BGS) é o do PlayStation Sony. Há até mesmo um auditório para demonstrações fechadas por agendamento. Durante todo o dia da imprensa, apenas uma fila permaneceu gigante o tempo todo com um tempo de espera superior a uma hora: Horizon Zero Dawn.

Portanto, se prepare para filas de até três ou quatro horas durante o final de semana para jogar o demo. Caso esteja sem paciência, a PS oferece outros títulos aguardados para jogar: Gran Turismo Sport, Final Fantasy XV e Gravity Rush 2, todos eles com filas bem mais razoáveis, pelo menos no dia fechado.

É também no stand da PS que está Call of Duty: Infinity Warfare, e que promete se tornar rapidamente a demonstração mais concorrida da PlayStation, talvez desbancando até Horizon e FF XV.

O maior problema já era o mais esperado: The Last Guardian, prometido para a BGS, não veio com hands-on. Para ver o aguardadíssimo título constantemente adiado há 10 anos, só é possível ver uma demonstração agendada e fechada, o que promete gerar muita disputa no final de semana.

Horizon Zero Dawn

A maior fila do primeiro dia foi dedicado a este jogo, tudo para poder assumir o controle da heroína Aloy por 10 minutos e experimentar se mundo cheio de robôs. E vale cada segundo.

Horizon trouxe um dos melhores demos da exposição, no mesmo nível do de For Honor. Ao invés de uma missão ou objetivos, a demonstração apenas te solta em uma área livre e ali você pode fazer o que quiser com Aloy: colher e criar itens, caçar robôs, botar fogo nas coisas, destruir umas casas.

A demonstração te dá três sugestões de objetivo, mas você não precisa cumprir nenhum: estão lá para te dar um norte na hora de testar o gameplay que é rico, variado e intuitivo. Você tem tanta curiosidade de experimentar as coisas que talvez as sugestões nem devessem estar lá.

E o jogo também rodou liso. Engraçado até ele ter sido adiado para o ano que vem, pois a versão que nós jogamos estava totalmente polida. Deve ser por se tratar de um jogo de mundo aberto: eles podem ter conseguido finalizar uma demonstração em tempo hábil, mas um jogo completo é outra história.

 

Final Fantasy XV

Uma demonstração que deixou um pulga atrás da orelha foi esta. A Sony trouxe exatamente o mesmo demo da E3, em que Noctis e seus amigos enfrentam um titã após passar por um pequeno grupo de inimigos.

Pela demonstração, FF XV parece longe de pronto. Os gráficos ainda estavam bem ásperos e as demos estavam sofrendo os problemas técnicos esperados, como crashs, congelamentos e outros bugs menores.

Olhando assim, o adiamento do jogo para novembro faz sentido. Vale lembrar que esta demo é do final de julho, então um progressivo significativo já deve ter sido feito.

Em conteúdo, eu gostei, mesmo sendo uma demonstração muito confusa. O jogo te arremessa no meio de uma batalha com um chefe sem você sequer conhecer as mecânicas básicas, a interface ou os comandos.

Mas é um caos muito bom, em parte exatamente por isso: há décadas o gameplay de Final Fantasy não passa por uma mudança significativa e foi muito interessante poder usar a liberdade do novo sistema de combate para lutar, me defender e trocar armas, golpes, combos e feitiços.

Em se tratando de Final Fantasy, foi quase novidade demais em um pacote só.

bf2b210cb2f9f0cd031cfc283130ac59.jpg

 

Gran Turismo Sport

Outro jogo adiado para o ano que vem e sem data de lançamento, o novo Gran Turismo trouxe cadeira, pedais e volante para a sua demonstração, tudo para esconder a sua fragilidade por trás de pompa e circunstância.

O jogo está claramente bem longe de pronto e é outro título em que o adiamento foi uma boa notícia. Na demo, apenas o carro está graficamente detalhado e mais bonito do que nunca. Já o ambiente ao redor, efeitos especiais e outros elementos de apresentação ainda precisam de muito polimento.

 

Tecnicamente, o jogo rodou suave, sem qualquer problemas com bugs ou entraves. Apesar de rodar liso e de que a experiência do volante é bastante divertida, senti falta de poder sentir o jogo da mesma forma em que eu o experimentarei em casa: com um controle comum. Mas de modo geral, mal posso esperar por uma demonstração mais completa.

2e2a252b03aa04bc115086b40d1f1992.jpg

Gravity Rush 2

Após um primeiro título apagadinho, a sequência ainda não possui data certa de lançamento, mas a demonstração da BGS indicava um título pronto. Os gráficos estavam perfeitos, com um design cartunesco fantástico e mecanicamente estava sólido, sem engasgar em nenhum momento.

 

A demonstração em si é muito boa, embora um pouco sem graça. Ela é composta inteiramente por um tutorial contínuo em que o jogador aprende todas as mecânicas muito necessárias para avançar no game. Redondo, o demo cumpre sua missão de deixar o jogador querendo conhecer mais.

 

432af3c531b8d140bac8533087e75f06.jpg

Principais ausências

The Last Guardian e Detroit: Become Human

Ambos os títulos não vieram para o evento com hands-on. Porém, mesmo assim, os participantes terão pouco acesso. As apresentações são limitadas com horários marcados, tudo isso para ver demonstrações ao vivo dos dois títulos.