Video games

Star Wars Battlefront II: Senador francês envia carta a órgão regular sobre jogo de azar

O peteco continua rolando no lançamento de Star Wars: Battlefront II apesar da EA Games ter…

O peteco continua rolando no lançamento de Star Wars: Battlefront II apesar da EA Games ter removido todas as microtransações para o lançamento. Segundo o Gamespot, o senador francês Jerome Durain enviou uma carta para a agência reguladora de jogos de azar francesa sobre o game da DICE.

O senador postou a carta completa no Twitter, em que elogia e muito o mundo de negócios dos video games e especialmente dos e-sports, mas vê com preocupação e um certo olhar crítico o antigo formato de Battlefront e argumenta que certos abusos podem ter sido cometidos.

Ele disse que também compartilha com a comunidade de jogadores o sentimento de que o crescente formato de loot boxes e microtransações pode ter um impacto negativo entre os jogadores e no desenvolvimento de jogos.

O senador não sugeriu qualquer regulamentação ou leis, mas sim um olhar atento para o órgão regulador se medidas legais são cabíveis, chamando atenção para o fato de que quando o conteúdo das microtransações em grandes jogos são cosméticos, como em Overwatch e alguns MMOs, que este sistema tende a ser bem-recebido pela comunidade.

O governo da Bélgica também iniciou a sua própria investigação sobre Star Wars: Battlefront II Overwatch, mas especialmente do primeiro. Um parecer negativo pode afetar a venda e distribuição do jogo em toda a UE.

Sob tanta pressão, as ações da EA chegaram a cair 7% neste mês e a Lucasfilm se manifestou publicamente sobre o caso, dizendo apoiar a decisão da publicadora de remover as microtransações para o lançamento.

“Star Wars sempre foi sobre os fãs e para os fãs. Por isto apoiamos a iniciativa da EA de remover as microtransações, pois foi o pedido dos fãs”, disse um porta-voz ao Huffington Post. Uma fonte do The Wall Street Journal também teria reportado que os executivos da Disney ficaram muito insatisfeitos com a situação e teriam entrado em contato direto com a EA sobre como a marca Star Wars está sendo impactada por tudo isso.