Imagens sociais

As imagens que você precisa consumir!

As imagens possuem grande centralidade em nossas vidas, mas isso não é de hoje. Lá…

As imagens possuem grande centralidade em nossas vidas, mas isso não é de hoje. Lá no Paleolítico já estavam presentes nas mais diversas representações artísticas, inclusive, da vida cotidiana.

Hoje, os dispositivos eletrônicos e a conexão à internet nos obriguem a olhar para as imagens com mais frequência e tomar decisões de forma consciente ou inconsciente nos levando a resgatar memórias, sorrir, chorar, criticar, amar, odiar, comprar, rejeitar e um sem fim de outros sentimentos.

Então, é possível afirmar que as imagens olham para nós e nós olhamos de volta, e quando isso acontece um mundo inteiro gira ao ponto de usarmos as imagens como referência à nossa própria existência. Que doideira isso!

Nessa panaceia de imagens, algumas são mais atraentes que outras, por exemplo, as imagens da violência, do fim da vida, da tragédia. Mas nem tudo é tragédia, tem também aquelas de crianças lindinhas e pets fofinhos. Tirando isso é praticamente as imagens de violência que ganham centralidade em nosso cotidiano, são as mais visualidades, comentadas, curtidas e compartilhadas.

Ah, faltaram várias outras, mas não vamos falar aqui de todas, claro, mas de uma. Das imagens que deveríamos consumir com mais frequência e quase sempre as ignoramos: as imagens da solidariedade, da ajuda ao próximo, da vida possível, da não-violência… Imagens que são invisibilizadas por nossa frieza e um profundo tanto faz no qual nos especializamos.

Enfim, essas são as imagens que merecem um aumento no consumo. O que você vai fazer sobre isso?