Coluna do Pablo Kossa

Copa do Mundo virou uma zona completa

Copa do Mundo em seis países e três continentes não faz o menor sentido sob nenhuma perspectiva

Copa do Mundo de 2030 em seis países e três continentes não faz o menor sentido sob nenhuma perspectiva - Foto: Divulgação/Fifa
Copa do Mundo de 2030 em seis países e três continentes não faz o menor sentido sob nenhuma perspectiva - Foto: Divulgação/Fifa

Copa do Mundo do México, Copa do Mundo da Itália, Copa do Mundo do Brasil… Esse tipo de caracterização por país é coisa do passado. Agora a Copa do Mundo é tribalista: ela é de todo mundo e todo mundo é dela também. Com a ampliação exagerada do número de seleções participantes para 48 e do acréscimo de países sede, a Fifa esculhambou seu mais prestigiado produto. Não dava para esperar nada diferente dessa instituição.

A Copa de 2030 terá como sede Espanha, Portugal e Marrocos. Sim, três países em dois continentes. Como zona pouca é bobagem, em comemoração ao centenário do torneio, o jogo inaugural acontecerá em Montevidéu, capital do Uruguai, país que abrigou a primeira Copa da história. Pra dar mais tempero na balbúrdia, algumas partidas da primeira rodada da competição acontecerão na Argentina e no Paraguai. 

Jogos no norte da África, sul da Europa e sul da América do Sul. Olha, será que a Fifa contratou o Eduardo Pazuello para a logística da Copa? Por que tá no nível de bagunça que o ex-ministro de Bolsonaro costuma trabalhar na Saúde.

A entidade responsável pela organização do futebol mundo afora está conseguindo banalizar aquele torneio que é a cereja do bolo do esporte mais popular do planeta. Matando sua galinha dos ovos de ouro por ganância e burrice.

Olha, tá de parabéns, viu…

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Divulgação/Fifa