Cidades

Estragar o CCON será o maior erro do governo de Caiado

Transferir a estrutura da ABC para o Centro Cultural Oscar Niemeyer é uma péssima ideia do governador Caiado

Festival de Ópera de Goiânia tem abertura com opereta de Chiquinha Gonzaga
O concerto acontece no Palácio da Música, dentro do CCON (Foto: Reprodução - Leonardo Finotti, Arch Daily

Ideia de jerico todo mundo tem. Eu, você, minha mãe, seu pai, o Papa. Até mesmo governadores. O que diferencia alguém que erra eventualmente na análise e corrige a rota daquele que almeja de fato a condição de jerico é o que faz com a ideia. Quando alertado de forma ampla, geral e irrestrita de que aquela é uma ideia de jerico, a pessoa deve imediatamente descartar o que pensava e reorganizar a rota. É isso o que deve fazer o governador Ronaldo Caiado com o plano de transferir a estrutura da ABC para o Centro Cultural Oscar Niemeyer. É uma baita ideia de jerico. Estão fartos os alertas na sociedade goiana de que não dará certo. Cabe a ele corrigir a rota.

É claro que o CCON tem problemas que vêm de sua construção. Aquele espaço nunca foi uma demanda do setor cultural. Nunca teve uma agenda cultural que aproveitasse todas as potencialidades que oferece. Em vários momentos esteve mais para elefante branco do que para centro cultural. Serviu mais de pracinha pra playboy de condomínio horizontal da GO-020 do que para a cultura. Tudo isso é fato.

Mas o CCON existe. E tem como vocação a cultura. Ali foram investidos caminhões de recursos oriundos dos goianos pagadores de impostos para erguer, reformar e manter aquele monumento projetado pelo maior arquiteto brasileiro de todos os tempos.  

A ideia tosca de adapta-lo para a comunicação demandará outros caminhões de recursos e desvirtuará o propósito original do espaço. Não vai atender a valorosa comunicação pública que a RBC e TBC prestam e vai subjugar a cultura ao papel de intrusa em um espaço que lhe é de direito.

Está tudo errado.

O prédio da ABC tem estrutura adaptada para a comunicação pública há décadas. Os nomes Cerne e Agecom estão gravados na memória dos goianos com relevantes trabalhos prestados ao estado. Entregá-lo para a saúde é um erro. E mais que isso, um desperdício. Assim como entregar o CCON para a comunicação é errar em cima do erro.

O CCON precisa de uma agenda de segunda a segunda para seus mais variados espaços. Com ocupação cultural de verdade, as pessoas frequentarão o local e aproveitarão de suas potencialidades. Acochambrar a estrutura da comunicação ali é não atender as demandas das rádios e TV e acabar de vez com a vocação natural do espaço.

Hoje (12/04), às 13h30, acontece uma audiência pública na Alego sobre o plano de transferência. Boas ideias certamente surgirão do debate.

Governador, não é vergonha alguma ter uma ideia que é rejeitada por quem entende dos assuntos em questão. Vexame sim é leva-la adiante quando não faltam alertas de se trata de se trata de uma ideia de jerico.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Leonardo Finotti, Arch Daily