Política

Lula não veio e encontro com agro goiano ficou pra depois

Lula não conseguiu chegar à Rio Verde, cidade polo do agro do sudoeste de Goiás, por conta das condições climáticas

Quaest: Lula tem governo aprovado por 37% e reprovado por 27% Petista mantém estabilidade em relação a abril; 56% dizem aprovar
Lula concede entrevista a pool de rádios goianas na manhã do dia 15 de junho / Reprodução

Lula cancelou sua viagem a Rio Verde. As condições meteorológicas desta sexta-feira friorenta em Goiás não deixaram que o presidente chegasse à importante cidade da região sudoeste. Uma pena. Todos que acompanham a política brasileira estavam ansiosos pra observar como seria o encontro de Lula com o agro da cidade. Fica pra próxima.

O ministro-chefe da Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, publicou em seu Twitter que “devido ao mau tempo na cidade de Rio Verde-GO, o avião presidencial não teve condições para pousar, desta forma, o presidente Lula segue em Brasília. A atividade de inauguração da Ferrovia Norte-Sul será marcada em nova data”. Aguardemos.

É claro que a inauguração da ferrovia que está nos anais das obras mais enroladas do Brasil tem relevância, é claro que todos queremos ver os trens desfilando pelos trilhos que cortam o país. Mas sua inauguração seria protocolar como todas inaugurações são: discursos enfadonhos, puxa-saquismo explícito e aspones querendo se mostrar para os chefes. O que causava mesmo curiosidade é a recepção que a cidade ofereceria ao presidente e como seria a primeira vez de Lula e Ronaldo Caiado compartilhando um palanque. 

O presidente está se esforçando para conquistar o agro pela parte mais sensível do ser humano: o bolso. Parece que o Plano Safra vindouro terá um montante consideravelmente superior ao oferecido por Bolsonaro em seu último ano de mandato. Em entrevista concedida ontem (15/06) a um pool de quatro rádios goianas, Lula reiterou este plano. Trabalhar junto dos fazendeiros e colocar dinheiro grosso no setor para diminuir resistências é a estratégia.

Se será o suficiente para aplacar o mau humor do segmento com o petista, veremos no futuro. O fato é que Lula tenta.

E da próxima vez é preciso combinar melhor o jogo com o São Pedro que hoje não colaborou para que o encontro acontecesse.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução