Coluna do Pablo Kossa

Marconi perdeu o bonde se quisesse mesmo aproximar-se de Lula

Marconi Perillo teve a chance de ficar próximo de Lula mas hesitou na hora H e perdeu o cavalo arreado que passou em 2022

Marconi quer vice mulher indicada pelo PT e PSD na aliança, diz aliado
Ex-governador Marconi Perillo (Foto: Reprodução)

Marconi Perillo ministro de Lula? Essa possibilidade movimenta os bastidores da política goiana. Tem gente que acha absurda a hipótese, tem quem vê com bons olhos e há ainda os que não está nem aí. O ex-governador já veio a público e afirmou na coluna de João Bosco Bittencourt aqui no Mais Goiás que é oposição a Lula e defende o mesmo para o PSDB. Tudo certo. 

A real é que Marconi já teve chance de se aproximar de Lula e sim ser um nome forte para ocupar um ministério mas perdeu esse bonde. O cavalo passou arreado e ele optou por não montar. Escolhas são escolhas.  

Durante 2022, Lula abria o leque pra montar uma frente ampla e enfrentar Bolsonaro. Nesse trajeto, trouxe Geraldo Alckmin para ser vice em sua chapa. Nesse momento, seria possível uma aproximação entre Lula e Marconi. O petista abriu a porta. O goiano sentiu resistência de aliados do interior do estado a essa aliança e preferiu não fazer o acordo. O tempo passou, Marconi foi derrotado na disputa ao Senado e Lula ganhou a presidência.

Quem compra na baixa, paga mais barato. É a lógica do mercado. Marconi não quis Lula quando ele precisava de aliados. Agora, o presidente precisa muito menos de Marconi do que no contexto de 2022.

Não faz sentido Lula colocar Marconi no primeiro escalão. No cenário de hoje, qualquer mudança na equipe só se justifica se somar votos no Congresso. Se o tucano virar ministro, ele leva consigo o PSDB? Improvável. Quantos votos Marconi agregaria à base do Governo? Arriscaria dizer nenhum. Qual o peso político de Goiás nos arranjos nacionais? Muito pequeno.

A boa relação com Alckmin que sim Marconi tem não sustenta por si só uma vaga de ministro nesse contexto. Caso tivesse feito a aliança no ano passado, garantido um palanque forte pra Lula nas eleições e levado votos goianos ao petista, o cenário seria outro.

Com o que temos hoje, é muita conversinha de bastidor no intuito de que o nome de Marconi circule pelas manchetes. Nada além disso.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução