Coluna do Pablo Kossa

Marconi vai encarar a disputa por Goiânia?

Marconi Perillo estaria mesmo animado a entrar na briga pela Prefeitura de Goiânia reeditando o caminho de Iris Rezende?

Marconi Perillo está mesmo botando as asinhas pra fora na disputa pelo Paço Municipal? (Foto: Divulgação)

Marconi Perillo está mesmo botando as asinhas pra fora na disputa pelo Paço Municipal? Essa é a pergunta que circula em tudo quanto é rodinha que debata a política goiana. A conversa surgiu por conta de duas ou três pesquisas que andam pelos zaps que colocam o tucano em condição de empate técnico na liderança. Onde há fumaça, fogo há.

Eu vi duas dessas pesquisas em celulares alheios. Em uma, Marconi estava atrás de Vanderlan Cardoso e Adriana Accorsi, mas dentro da margem de erro. Noutra, o ex-governador está colado, também dentro da margem de erro, em Vanderlan e Gustavo Gayer. Essas informações estariam atiçando o animal político que existe dentro de Marconi. Se a coisa continuar assim, ele acaba por topar a disputa.

Impossível não lembrar de Iris Rezende. Depois de duas derrotas acachapantes, ao Governo e ao Senado, o emedebista teve sua redenção política na Prefeitura de Goiânia. Seria este também o caminho de Marconi?

Existem diferenças brutais na relação política com Goiânia entre Iris e Marconi. Enquanto o primeiro já havia sido vereador e prefeito da capital antes de ganhar a redentora eleição ao Paço, além de sempre ter gozado de boas votações na cidade fundada por Pedro Ludovico mesmo nas derrotas, Marconi nunca teve essa história com Goiânia. Iniciou sua trajetória política pela Alego e de lá foi galgando degraus.

Além disso, Marconi sempre enfrentou forte oposição da capital quando era o poderoso do Palácio das Esmeraldas. Jamais elegeu seu candidato para prefeito de Goiânia quando era governador.

Mas a eleição deste ano está diferente. A base de Ronaldo Caiado está mais perdida que bêbado no final de open bar. Como o governador só tem olhos e cabeça para Brasília em 2026, as articulações as eleições de prefeito e as coisas de Goiás em geral estão totalmente escanteadas.

Vanderlan, Adriana e Gayer têm seus pontos fortes mas também os calcanhares de Aquiles à mostra. A administração de Rogério Cruz é cambaleante e a imagem do prefeito talvez seja irrecuperável.

Nesse cenário confuso, quem já tem nome consolidado e experiência de vários mandatos ganha força. É nisso que os tucanos que botam pilha em Marconi para encarar o projeto apostam.

Se o tucano perder a disputa, convenhamos, é só mais uma derrota nos dias ruins que Marconi enfrenta desde 2018. Se ganhar, bem, aí a história política dele recomeça com um novo capítulo redentor.

Você acha que Marconi encara essa?

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Divulgação