Coluna do Pablo Kossa

Ronaldo Caiado presidente de Consórcio é parte do projeto 2026

Ronaldo Caiado assume presidência de bloco para aumentar sua presença nacional e viabilizar candidatura à presidência

Ronaldo Caiado é o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central / Divulgação
Ronaldo Caiado é o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central / Divulgação

Ronaldo Caiado é o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. De forma unânime, os governadores dos estados do Centro-Oeste somados Maranhão, Tocantins e Rondônia escolheram o goiano para representar o bloco na defesa dos interesses conjuntos junto à União.

Vale lembrar a história desse grupo que estava meio escanteado. Em seu quarto mandato de governador de Goiás, Marconi Perillo queria ampliar sua presença nacional com o sonho de ter um cargo de destaque no Senado a partir de 2019 – a presidência, no caso. Ele escalou seu então secretário e deputado federal Thiago Peixoto para construir essas pontes. Em 2015, nasceu o Consórcio com Marconi presidente.

O tempo passou, o tsunami de 2018 tirou a eleição ao Senado de Marconi e Caiado venceu pra governador de Goiás. E não deu a menor bola para o Consórcio.

Novamente o tempo passou e o sonho da candidatura a presidente cresceu na cabeça de Caiado. O governador decidiu então tirar a poeira do grupo e articulou para que assumisse a presidência. Deu certo.

O desafio agora é transformar o Consórcio em voz ativa real. Convenhamos, somente o Nordeste consegue falar em bloco de verdade perante a União. Os grupos de estados amazônicos, do Sul-Sudeste e do Brasil Central ainda têm muito a aprender como se articula regionalmente.

Se Caiado conseguir projetar o Consórcio que agora lidera para os grandes debates nacionais tal qual os nordestinos fazem, soma pontos para seu projeto presidencial. Se deixar o grupo no marasmo que está hoje, não perde nada. Logo, Caiado só tem a ganhar.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Divulgação