Poder em Jogo é o blog de política do portal Mais Goiás

PODER EM JOGO

Flávia Morais reconhece racha, mas destaca trabalho por união da bancada goiana

Flávia obteve 11 votos na eleição realizada nesta quarta-feira (19), que contou com a participação da maioria dos parlamentares

Flávia Morais (PDT) diz que vai tentar pacificar parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional (Foto: Divulgação)

Reconduzida à liderança da bancada goiana no Congresso Nacional, após dias de disputas internas e troca de farpas com o deputado federal José Nelto (UB), a deputada federal Flávia Morais (PDT), ficará à frente do mandato por mais um ano. Ao Mais Goiás, em entrevista exclusiva, ela reconhece que há divisões entre parlamentares, mas afirmou que uma de suas prioridades será pacificar o grupo e garantir que a bancada atue de forma coesa na defesa dos interesses goianos.

“Temos uma dificuldade com oito parlamentares que estão contrariados, alguns menos, outros mais, mas isso é natural em um processo como esse”, destacou Flávia Morais, ao Mais Goiás. “Mas eu sou uma pessoa que busca a  paz e vou trabalhar para essa pacificação. Não interessa para ninguém essa briga, essa indisposição. O importante é manter o respeito, trabalhar com calma e evitar a agressividade”, salientou.

Flávia obteve 11 votos na eleição realizada nesta quarta-feira (19), que contou com a participação da maioria dos parlamentares. Diferente da votação anterior, que havia sido contestada, a nova ata já foi recebida e convalidada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), o que garantiu a legalidade do processo. “Hoje, a bancada goiana tem a liderança respaldada pela CMO e a minha liderança foi validada”, afirmou a deputada.

O deputado José Nelto (União Brasil), que havia vencido a primeira eleição com um voto de diferença, continua contestando o resultado e ameaça judicializar a questão, alegando que a primeira ata tem validade constitucional. Além disso, ele mencionou a possibilidade de solicitar a abertura de um inquérito na Polícia Federal para investigar a destinação das emendas da bancada sob a liderança de Flávia Morais.

Sobre a reação de Nelto, Flávia minimizou o embate e afirmou que a contestação é natural após um processo eleitoral acirrado. “É um processo difícil, com acirramento. Agora, de repente, vem uma decisão contrária ao que ele queria. Mas respeitamos a posição de cada um. Nós vamos continuar trabalhando com o apoio da maioria e fazendo o que tem que ser feito”, disse.

Com um mandato definido por um ano, Flávia Morais reforçou que seu trabalho será voltado para a execução orçamentária da bancada e a interlocução com ministérios para viabilizar pautas de interesse de Goiás. “O papel da coordenação é justamente fazer a gestão para que prevaleça a vontade da maioria, como aconteceu agora na eleição. A primeira votação ficou prejudicada porque não conseguiu alcançar a casa do Senado, então tivemos um problema. A nova eleição, com a participação de todos, convalidou o processo e fez prevalecer a decisão da maioria”, explicou.