Glaustin confirma conversas entre Podemos e PSDB, mas rejeita aliança oposicionista a Caiado
Deputado federal reforça alinhamento com projeto político do governador de Goiás

O presidente do Podemos em Goiás, Glaustin da Fokus confirmou ao Poder em Jogo, do Mais Goiás, que seu partido abriu conversas com o PSDB para uma eventual incorporação. Entretanto, reforça que o diálogo é conduzido pelas direções nacionais de ambas as legendas, mas frisa que apesar do respeito que tem com o ex-governador Marconi Perillo que comanda o ninho tucano nacionalmente, não vê o Podemos compondo uma aliança oposicionista ao governador Ronaldo Caiado (UB).
Glaustin pontuou que não há definições concretas. “Sabemos que essa discussão envolve também outras legendas, como Republicanos e Solidariedade, após tentativas não concretizadas com PSD e MDB. De qualquer forma, esse é um debate que ainda está sendo conduzido”, afirmou referindo-se às articulações inconclusivas do PSDB.
Sobre a possível fusão com o PSDB, Glaustin destacou que a conversa trata exclusivamente da estrutura partidária, sem implicar, necessariamente, em uma convergência política em Goiás. “Respeitamos profundamente a trajetória e a liderança do ex-governador Marconi Perillo, mas é importante frisar que essa negociação se refere à estrutura partidária.
Glaustin faz parte da base do governador Ronaldo Caiado (UB) desde que foi eleito para seu primeiro mandato, em 2018, e deve continuar nessa situação. Já Marconi quer viabilizar espaço uma candidatura ao Senado fora da base caiadista ou até mesmo um projeto oposicionista ao vice-governador Daniel Vilela (MDB) na oposição. De modo que os planos goianos não são convergentes. “Falar em aliança com oposição é uma construção naturalmente muito complexa e pouco provável”, sinaliza.
Senado em 2026
O Podemos também trabalha na possibilidade de lançar um candidato ao Senado em 2026. O partido tem mantido conversas adiantadas com o deputado federal Zacharias, que pode se filiar à sigla para disputar a vaga, como já revelado pela coluna Poder em Jogo. “Temos conversado bastante com o deputado, que é um nome de peso e agregaria muito ao nosso projeto para Goiás”, afirmou o presidente estadual do partido.
Caso a filiação de Zacharias não se concretize, a legenda não descarta apresentar outro nome. “Nosso desejo de disputar uma cadeira no Senado vai além de um nome específico. Seguimos dialogando e avaliando outras lideranças que possam representar bem o nosso estado”, destacou Glaustin.