Cinema

12 filmes baseados em brinquedos

O cinema adapta de tudo, inclusive bonecos de ação até jogos de tabuleiro. Vamos relembrar alguns filmes!

(Foto: Divulgação)

TRANSFORMERS – O FILME (2007)

Talvez desta lista os Transformers sejam os mais conhecidos e mais financeiramente bem sucedidos filmes baseados em brinquedos. Particularmente, gosto quando o diretor Michael Bay não está dirigindo porque assim as coisas ficam visivelmente fáceis de entender (exemplo: o muito bacana “Bumblebee” de 2018).

UMA AVENTURA LEGO (2014)

Os dois filmes de “Uma Aventura Lego” lançados nos cinemas são ótimos, principalmente o primeiro que possui um final genial e foi injustamente não indicado como melhor animação no Oscar. Além de divertido, possui um humor irônico delicioso.

OS 7 SUSPEITOS (1985)

Quem aqui já jogou o jogo de tabuleiro “Detetive”? Em inglês ele se chama Clue e foi justamente a inspiração para a criação deste filme delicioso de ver com um elenco magistral, e que brinca justamente com esta história de “quem é o assassino?”.

MAX STEEL (2016)

Infelizmente este filme para o cinema do famoso boneco de ação é péssimo. Totalmente sem personalidade em tudo, desde direção, direção de arte, efeitos e ação. Nem para ser um genérico decente consegue.

DUNGEONS & DRAGONS: HONRA ENTRE REBELDES (2023)

Depois de vários filmes péssimos em anos anteriores, finalmente conseguiram acertar em uma adaptação do famoso jogo de RPG. Este novo “Dungeons & Dragons” é aquela matinê perfeita cheia de ritmo, coração e humor – além do ótimo elenco.

BRATZ: O FILME (2007)

Antes de Barbie as bonecas Bratz chegaram primeiro ao cinema, mas diferente do filme “Barbie” temos aqui um longa adolescente clichê chato e irritante. Vamos esquecer!

MESTRES DO UNIVERSO (1987)

As pessoas conhecem mais o desenho do He-Man, mas o universo de “Mestres do Universo” começou com brinquedos e teve uma adaptação live-action vergonhosa e completamente esquecível lançada em 1987 com Dolph Lundgren.

G.I JOE – A ORIGEM DE COBRA (2009)

Inspirado nos famosos bonecos de ação, este primeiro G.I Joe ganhou outros dois filmes mas nenhum da franquia conseguiu entregar algo minimamente envolvente. Talvez funcione como uma sessão da tarde esquecível em algum dia cansativo, mas está longe de ser bom.

OUIJA (2014)

Inspirado no jogo de tabuleiro espírita Ouija, o filme abusa dos clichês de filmes de terror e não entrega nada que realmente faça valer a pena. Tudo previsível e genérico. Ganhou uma continuação em 2016.

PLAYMOBILL – O FILME (2019)

Eu nunca brinquei com Playmobill na minha vida mas tem muita gente que cresceu com o brinquedo. Já o filme passou batido nos cinemas e passou longe de ter o mesmo êxito financeiro, e também criativo, do excelente “Uma Aventura Lego” (um produção infinitamente superior).

BATTLESHIP – A BATALHA DOS MARES (2012)

Inspirado no jogo de tabuleiro Batalha Naval, “Battleship” é um filme ruim, cheio de efeitos visuais fracos e um elenco perdido.

BARBIE (2023)

E a boneca mais famosa do mundo finalmente ganhou um filme live-action para o cinema. E o longa é excelente, possui um elenco primoroso, uma direção de arte memorável, um humor ótimo cheio de metalinguagem e uma história com uma importante mensagem. Grata surpresa!