Melhores do Ano

25 melhores séries (ou minisséries) de 2022

Fim de ano chegou e vamos de lista com os melhores do ano!

(Foto: Divulgação)

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

Obs 2: A lista está em ordem alfabética.

A CASA DO DRAGÃO (1ª temporada) – HBO Max

Após um final nada inspirado de “Game of Thrones”, eis que “A Casa do Dragão” resgata aquele clima político carregado de intrigas internas tão característico do material original. Temos aqui um novelão magestoso com um elenco excelente e repleto de cenas icônicas.

A ESCADA (minissérie) – HBO Max

Inspirado em um caso real polêmico e ainda não resolvido, “A Escada” é uma minissérie genial ao pegar uma história sem desfecho e conseguir transformar em uma trama investigativa instigante e envolvente. Todas as hipóteses são recriadas aqui e o texto faz questão de explorar cada nuance do caso e deixar o público tirar suas conclusões. Colin Firth e Toni Collette brilham.

A OFERTA (minissérie) – Paramount+

“A Oferta”, como qualquer biografia, não deve ser considerada como verdade absoluta. A minissérie recria os bastidores da conturbada produção do clássico “O Poderoso Chefão”, e é claro, abraça liberdades criativas para tornar o show mais envolvente e intrigante. O resultado é um material divertido e engajante que serve mais como espelho de uma indústria caótica e de como as relações de interesses funcionam entre estúdio e realizador.

AFTER LIFE (3ª temporada) – Netflix

Esta foi a última temporada de “After Life”, um show de drama com comédia criado, escrito e dirigido por Ricky Gervais. Uma história sobre se redescobrir após uma perda e aproveitar novamente a vida. O resultado? Uma série surpreendente que toca lá fundo no coração. Prepare os lenços! O final é inesquecível!

ALÉM DA MARGEM (1ª temporada) – Amazon Prime

Infelizmente, poucas pessoas assistiram “Outer Range”, ou “Além da Margem” aqui no Brasil. A série da Amazon estrelada por Josh Brolin é um suspense/ficção intrigante e empolgante que consegue nos deixar apreensivos e ansiosos para o futuro.

ANDOR (1ª temporada) – Disney+

A melhor série de “Star Wars” já feita até hoje e o melhor projeto da franquia desde “Rogue One”. Um show maduro, adulto, que sabe desenvolver suas tramas e cada personagem sem rodeios ou gordura. Além de expandir o universo de Star Wars mostrando um lado mais urbano, sujo, nada grandioso e cotidiano da galáxia.

BEL-AIR (1ª temporada) – Star+

“Bel-Air” foi uma surpresa total! O show é uma versão dramática da popular série de comédia “Um Maluco no Pedaço” com Will Smith. Aqui, a base da história se mantém mas a série explora questões bem mais adultas e de maneira profunda e envolvente.

BETTER CALL SAUL (6ª temporada) – Netflix

O desfecho de “Better Call Saul” encerra com genialidade a trajetória do nosso querido Saul Goodman, ou popularmente conhecido como “o advogado de Breaking Bad”. A série só foi melhorando a cada temporada e não apenas fecha as pontas sobre as origens de Goodman, como também concluí magistralmente a trama do personagem após os acontecimentos de “Breaking Bad”.

ESTAÇÃO ONZE (minissérie) – HBO Max

Após uma gripe devastar parte da população do planeta, os sobreviventes buscam reconstruir um mundo em ruínas. Aparentemente comum, “Estação Onze” vai pelo rumo certo ao colocar como prioridade a natureza humana de seus personagens e explora a convivência social, os interesses pessoais e em como a sociedade se repete em suas relações de poder. O show é memorável e vale a investida.

JULIA (1ª temporada) – HBO Max

Fico imensamente triste que esta série excelente foi esquecida pelas premiações deste final de ano. Baseado na vida de Julia Child, a mulher que revolucionou a culinária para os norte-americanos, a primeira temporada explora o início de Julia na TV e em como o seu programa culinário mudou as regras da televisão na época. O show é um deleite! Bem filmado, bem escrito e com um elenco espetacular – destaque para Sara Lancashire como a protagonista.

LANDSCAPERS (minissérie) – HBO Max

Um casal aparentemente comum vira centro de uma investigação quando dois corpos são descobertos no quintal de sua casa. Baseado em uma histórial real, o show é magistral ao trabalhar a metalinguagem cinematográfica e seus diferentes estilos para exemplificar a falta de foco, e realidade, dos protagonistas – que amavam cinema e viviam em um mundo de fantasia paralelo. Estrelado pelos ótimos Olivia Colman e David Thewlis.

LIGHT & MAGIC (minissérie) – Disney+

Série documental que conta a história da Industrial Light & Magic, a empresa de efeitos visuais fundada por George Lucas e que mudou o cinema após o lançamento do primeiro “Star Wars”. Uma obra imperdível para quem ama cinema!

O URSO (1ª temporada) – Star+

Outra pérola deste ano, “O Urso” é ao mesmo tempo uma série de culinária mas também, acima de tudo, um show sobre perdão, família e aprendizados. Primoroso, encantador e memorável!

ONLY MURDERS IN THE BUILDING (2ª temporada) – Star+

Se a 1ª temporada já foi uma delícia de assistir, nesta segunda temos mais mistério, mais diversão e mais momentos singulares com um elenco inesquecível. O show é um “quem matou?” intrigante que aproveita com maestria a excelente química entre Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez.

PACIFICADOR (1ª temporada) – HBO Max

A melhor série de super-heróis do ano! Criada por James Gunn, o show pega um coadjuvante do filme “O Esquadrão Suicida”, de 2021, e entrega um material não apenas hilário (com a melhor abertura já feita), mas também carregado de coração, e por incrível que pareça, profundidade dramática.

PAM & TOMMY (minissérie) – Star+

Baseado no polêmico relacionamento entre a atriz/modelo Pamela Anderson e o bateirista Tommy Lee, do Mötley Crüe, o show surpreende ao trazer humanidade a seus personagens e explorar imperfeições, e angústias, que os fazem se questionar e se avaliar como pessoas. As interpretações de Lily James e Sebastian Stan são magistrais.

RUPTURA (1ª temporada) – Apple TV+

Sem dúvida, “Ruptura” é um dos mais originais, se não o mais original show deste ano! Com uma história sobre liberdade e as relações entre empregado e empregador, temos aqui um dos trabalhos mais filosóficos, analíticos e instigantes de 2022. Que venha a 2ª temporada!

SLOW HORSES (1ª temporada) – Apple TV+

Série de espionagem britânica que acompanha um grupo de personagens relegados ao esquecimento pelo MI6 – até que se tornam realmente fundamentais na busca por um grupo terrorista. Estrelado por Gary Oldman, Jack Lowden, Olivia Cooke, Kristin Scott Thomas e outros.

STRANGER THINGS (4ª temporada) – Netflix

“Stranger Things” continua um deleite, e esta quarta temporada tem vilão novo e vários momentos icônicos que preparam o terreno para a quinta, e última, temporada (ao menos com estes personagens que conhecemos).

SUPER PUMPED: A BATALHA PELA UBER (minissérie) – Paramount+

Estrelado por Joseph Gordon-Levitt, nesta primeira temporada temos a história do surgimento da Uber e da polêmica administração de seu fundador Travis Kalanick, desde sua ascenção até a sua queda. Um show eletrizante e empolgante.

THE DROPOUT (minissérie) – Star+

Baseado na história real da agora condenada Elizabeth Holmes, uma mulher que conseguiu enganar todo o sistema de saúde norte-americano ao fundar uma empresa de exames que propunha uma técnica revolucionária de coleta de material e entrega de resultados. Nada era verdade, ela escondia informações e milhares de pessoas foram prejudicadas por causa de suas fraudes. Estrelado por Amanda Seyfried.

THE OLD MAN (1ª temporada) – Star+

Estrelado por um memorável Jeff Bridges, “The Old Man” trabalha alguns clichês de tramas de espionagem, e do espião recluso e “aposentado”, e subverte nossas expectativas com uma obra surpreendente e empolgante.

TOKYO VICE (1ª temporada) – HBO Max

Um jornalista investigativo norte-americano (Ansel Elgort) se muda para Tóquio no final dos anos 90 e começa a trabalhar para um renomado jornal local. Desde então, ele passa a investigar o misterioso mundo da Yakuza, o que o coloca em total perigo de vida. Ao mesmo tempo, ele irá receber a ajuda de um veterano detetive chamado Hiroto Katagiri (interpretado por Ken Watanabe).

WANDINHA (1ª temporada) – Netflix

“Wandinha” se tornou a série do momento da Netflix, e merece o sucesso! O seriado com direção e produção de Tim Burton, é uma obra que utiliza-se dos famosos clichês adolescentes para entregar um show bem feito, divertido e com uma trama investigativa satisfatória para a proposta da série. Além de abraçar com força a fantasia do mundo de “A Família Addams”. Jenna Ortega brilha como Wandinha!

WECRASHED (minissérie) – Apple TV+

Este ano de 2022 foi o ano das histórias de grandes, e polêmicos, CEOs. Esta minissérie estrelada por Jared Leto e Anne Hathaway conta a história de Adam e Rebekah, um casal que cria uma empresa multimilionária ao prometer revolucionar o ambiente de trabalho se distanciando dos modelos tradicionais. Baseado em uma história real, é até dificil entender como um conceito tão simples conseguiu se tornar o que tornou – mas após decisões equivocadas do casal, tudo vai por água abaixo.