Especial

5 filmes genéricos de Indiana Jones (e bem divertidos)

Aproveitando o lançamento de "Indiana Jones e a Relíquia do Destino", vamos de lista com 5 filmes que foram bastante influenciados pelos longas de Indy!

(Foto: Divulgação)

Aproveitando o lançamento de “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” – o quinto filme da popular franquia com Harrison Ford -, vamos de lista com 5 filmes que foram bastante influenciados pelos longas de Indy, principalmente pelo cinema tão marcante de Steven Spielberg. Vamos de lista!

TUDO POR UMA ESPEMERALDA (1984)

Estrelado por um Michael Douglas canastrão (mas divertido), “Tudo Por Uma Esmeralda” bebe bastante da fonte de Indiana Jones, e o diretor Robert Zemeckis (um frequente colaborador e amigo de Spielberg) não esconde isso. O longa pode não ser memorável como um filme de Indiana, nem ter personagens tão marcantes, mas cumpre bem a função de proporcionar uma aventura B decente, divertida e gratificante.

AS MINAS DO REI SALOMÃO (1985)

“As Minas do Rei Salomão” é originalmente um livro escrito por H. Rider Haggard e lançado em 1885, ou seja, bem antes dos filmes de Indiana Jones. A obra de Haggard é um dos principais exemplos da literatura pulp, com seus heróis em diferentes aventuras pelo mundo, e Indy bebe desta fonte. A obra já teve algumas adaptações para o cinema, mas escolhi esta de 1985 justamente por ter sido influenciada pelo cinema de Spielberg que tanto dominou a década. O longa é esquecível e nada marcante, mas é uma aventura divertida que faz valer a jornada.

A MÚMIA (1999)

Depois de vários anos sem um representante realmente memorável do cinema de aventura no estilo Indiana Jones, o diretor Stephen Sommers resolveu refazer o clássico de monstro “A Múmia” mas deixando os elementos de terror pesado de lado e investindo na aventura pueril inspirada escancaradamente em Indy. O resultado é filme redondo, divertidíssimo e com um elenco excelente que só melhora a experiência. Continua ótimo de assistir até hoje!

A LENDA DO TESOURO PERDIDO (2004)

Depois que “A Múmia” reacendeu o interesse do público por aventuras no estilo Indiana Jones, com busca por tesouros valiosos em tumbas escondidas, eis que temos “A Lenda do Tesouro Perdido” com Nicolas Cage, e o resultado é um filmaço do gênero! É um Indiana Jones moderno que sabe aproveitar sua trama simples e entregar aquela aventura sob medida que não cansa, não se estende além do necessário e vale o investimento. A continuação lançada em 2007 também é muito boa.

AS AVENTURAS DE TINTIM (2011)

Tintim é um personagem belga criado originalmente nos quadrinhos por Hergé em 1929, ou seja, bem antes de Indiana Jones e foi influenciado pela onda dos heróis pulps. E suas histórias sempre tiveram este espírito cheio de aventura com viagens pelo mundo em busca de artefatos – algo que influenciou George Lucas e Spielberg no primeiro longa de Indiana Jones em 1981. Então, talvez Indy seja um genérico de Tintim? Pode até ser, mas em se tratando de linguagem cinematográfica, Indiana veio primeiro e décadas depois temos esta animação excelente em captura de movimentos dirigida por ninguém menos que o próprio Steven Spielberg (o cara que mudou o jogo da aventura no cinema). Até para quem não conhece o personagem vai se divertir pra caramba. É Spielberg no modo aventura e com toda aquela inspiração que só ele sabe fazer.