Processo Judicial

Amber Heard aceita acordo com Johnny Depp e desiste de seguir com processo judical

Heard desistiu de apelar contra a vitória de Depp no julgamento que ocorreu em maio deste ano

(Foto: Divulgação)

Amber Heard resolveu sua luta judical ao aceitar um acordo com o ex-marido e também ator Johnny Depp, e que coloca fim na briga judicial de ambos.

A atriz anunciou sua decisão em um longo post no Instagram, que ela compartilhou na segunda-feira. Heard disse que a decisão seguiu “muita deliberação” e agora oferece a ela uma “oportunidade de me emancipar de algo que tentei deixar há seis anos e em termos com os quais posso concordar”. Ela negou que fosse uma admissão ou um ato de concessão e afirmou que “não há restrições ou piadas com relação à minha voz no futuro”.

A dupla se casou originalmente em 2015, mas se divorciou 15 meses depois, em 2016, antes de Heard escrever um artigo de opinião para o The Washington Post em 2018 intitulado: “Falei contra a violência sexual – e enfrentei a ira de nossa cultura. Isso tem que mudar.” No texto, ela descreve uma história de abuso desde tenra idade e sendo assediada e agredida sexualmente, enquanto aponta para uma cultura em Hollywood e além que protegeu os agressores masculinos e faz um apelo à mudança. No artigo, ela se refere a declarações anteriores que fez sobre sofrer violência doméstica e se identifica como “figura pública que representa a violência doméstica”, embora não cite o nome de Depp.

Em março de 2019, Depp entrou com um processo de difamação de $ 50 milhões contra Heard por causa do artigo, com sua equipe afirmando que, apesar de Depp não ter sido explicitamente nomeado, ficaria claro que Heard estava fazendo referência a ele no artigo. Em maio de 2022, um julgamento com júri decidiu a favor do ator de “Piratas do Caribe” concedendo-lhe mais de $ 10 milhões. Também concedeu a Heard US$ 2 milhões por declarações feitas pelo advogado de Depp.

Ambos os lados apelaram contra o veredito. Heard argumentou que as declarações dela no centro do julgamento eram opiniões e não carregavam implicações difamatórias, enquanto Depp argumentou que não deveria ser responsabilizado pelas declarações feitas por seu advogado. Ele também sustentou que essas declarações não atendiam ao padrão exigido para malícia real porque seu advogado achava que o que ele estava dizendo era verdade.

“Temos o prazer de fechar formalmente a porta deste capítulo doloroso para o Sr. Depp, que deixou claro ao longo deste processo que sua prioridade era trazer a verdade à tona”, disseram Benjamin Chew e Camille Vasquez, advogados de Depp, em uma declaração ao The Hollywood Reporter na segunda-feira. “A decisão unânime do júri e o julgamento resultante a favor do Sr. Depp contra a Sra. Heard permanecem totalmente em vigor. O pagamento de US$ 1 milhão – que o Sr. Depp está solicitando e doará para instituições de caridade – reforça o reconhecimento para a Sra. Heard da conclusão da busca rigorosa do sistema legal por justiça.”

Em sua declaração de segunda-feira, Heard diz que sua vida como ela a conhecia foi destruída durante o processo, escrevendo: “A difamação que enfrentei nas mídias sociais é uma versão ampliada das maneiras pelas quais as mulheres são revitimizadas quando se apresentam. Eu tomo essa decisão tendo perdido a fé no sistema jurídico americano, onde meu testemunho desprotegido serviu como entretenimento e alimento para a mídia social”.

Heard disse que quer seguir em frente e recuperar não apenas seu tempo, mas evitar mais um “processo legal árduo e caro” – que ela descreve como “incapaz de proteger a mim e ao meu direito à liberdade de expressão.