Cinema

‘As Polacas’: Filme brasileiro com Caco Ciocler e Valentina Herszage ganha teaser oficial

Longa-metragem ainda não possui data de estreia nos cinemas

(Foto: Divulgação)

Dirigido por João Jardim e produzido pela Migdal Filmes, o longa “As Polacas” já tem data para sua primeira exibição: dia 10 de outubro, às 21h45, dentro da programação da mostra competitiva do Festival do Rio, a Première Brasil.

Protagonizado por Valentina Herszage e Caco Ciocler, o filme ganhou hoje o primeiro cartaz e teaser, e o longa conta a saga da polonesa Rebeca (Valentina), uma mãe judia que vem ao Brasil com seu filho pequeno Joseph, e se torna alvo de Tzvi (Caco), dono de um bordel, envolvido com tráfico de mulheres.

Com cenas que reconstituem o Rio de Janeiro do final do século XIX e imagens documentais da época, o longa tem como mote a história real das “Polacas”, mulheres europeias, em sua maioria de origem polonesa, que eram enganadas com promessas de uma vida melhor e levadas a trabalhar em prostíbulos, ao desembarcar em países distantes. Algumas conquistas das polacas estão retratadas no filme, como a sua organização para assegurar direitos básicos, a Sociedade da Verdade, e também a construção de um cemitério para serem enterradas de acordo com suas crenças.

“Esse é um filme sobre a exploração sistêmica e estrutural da mulher. A trama traz o ponto de vista de Rebeca e as agressões física, emocional e patrimonial que sofre durante a jornada de escapar da pobreza e da violência, no caso dela o antissemitismo. É a história de uma imigrante polonesa judia, mas que poderia ser da amiga, da colega de trabalho, da vizinha, da mulher ao lado. Dói assistir que retratamos um contexto de um século atrás, mas que segue atual como nunca. Minha família tem origem polonesa e é judia, então tenho uma ligação muito importante com o filme. Recontar esse passado é uma chance de reescrever o presente.”, conta a produtora Iafa Britz, da Migdal Filmes.

“O filme retrata as dores e os absurdos a que as polacas, que eram escravas sexuais, estavam sujeitas, mas também mostra como a união e a organização – a sororidade, no caso das mulheres – são uma poderosa estratégia de combate à violência. ‘As Polacas’ atravessa temas atuais e urgentes, como o tráfico de pessoas e os refugiados. É uma grande honra mostrar este filme em primeira mão no Festival do Rio.”, explica o diretor João Jardim, que também assina longas como “Getúlio” (2014) e o docudrama “Amor?” (2011).

Além de Caco Ciocler e Valentina Herszage, o longa reúne no elenco Dora Freind, Amaurih Oliveira, Otavio Muller, Clarice Niskier, Anna Kutner, Erom Cordeiro, Bruce Gomlevsky, Isis Pessino e outros.

“As Polacas” tem roteiro de Jacqueline Vargas e Flavio Araújo, com roteiro final de George Moura. A história é livremente inspirada nas obras “El Infierno Prometido”, de Elsa Drucaroff, e “La Polaca”, de Myrtha Schalom. Ambos os livros retratam a história real das “Polacas”.

(Foto: Divulgação)