Especial

Ben Affleck: 10 filmes imperdíveis

Aproveitando o lançamento de "AIR - A História Por Trás do Logo" nos cinemas, vamos de lista com 10 filmes imperdíveis da carreira de Ben Affleck

(Foto: Divulgação)

GÊNIO INDOMÁVEL (1997, também roteirista)

Este foi o filme que colocou Ben Affleck e Matt Damon no mapa. Damon é o protagonista e ganha maior destaque com uma atuação difícil e dramática (ao lado do excelente Robin Williams), mas ele e Affleck escreveram o roteiro do longa e ambos ganharam o Oscar de Melhor Roteiro Original!!! Foi o suficiente para torná-los novos astros de Hollywood.

A SOMA DE TODOS OS MEDOS (2002)

Baseado no livro de Tom Clancy, aqui Ben Affleck interpreta Jack Ryan em um suspense eficiente e envolvente que apresenta uma tensão crescente entre os EUA e a Rússia após o presidente russo morrer de repente, o que coloca a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial em eminência. Com excelente elenco, o diretor Phil Alden Robinson segue a cartilha do gênero com precisão e entrega um filme decente e empolgante.

MEDO DA VERDADE (2007, apenas diretor)

Primeiro filme de Ben Affleck como diretor foi este drama/suspense investigativo que é ao mesmo tempo angustiante e tocante. Um thriller policial onde dois detetives começam a investigar um caso de desaparecimento, mas nada ali é o que parece ser. Uma ótima, e segura, estreia de Affleck na direção que aqui dirige seu irmão Casey Affleck e o veterano Morgan Freeman.

INTRIGAS DE ESTADO (2009)

Um thriler jornalístico investigativo estrelado pelo ótimo Russell Crowe como um jornalista que trabalhou como chefe de campanha de um deputado (Affleck), mas agora atuando como jornalista investigativo ele descobre um caso que envolve a morte da amante de tal deputado, o que coloca toda a carreira política do sujeito em jogo. O que fazer? Filmaço!

ATRAÇÃO PERIGOSA (2010, também diretor)

Segundo filme na direção de Ben Affleck, neste daqui ele é o protagoniza ao lado de Jeremy Renner em um filmaço de assalto que também entrega dramas envolventes de seus respectivos personagens. É tenso! Possui ótimas cenas de ação carregadas de peso emocional.

ARGO (2012, também diretor)

Além de ser o protagonista, este é o terceiro filme de Affleck como diretor e o seu trabalho mais prestigiado por trás das câmeras até hoje. O longa ganhou o Oscar de Melhor Filme e conta a história real de como a CIA conseguiu salvar seis diplomatas norte-americanos que estavam refugiados na embaixada canadense no Irã, em um período de revolta do país com os Estados Unidos. Affleck constrói um filme de assalto, mas neste caso é um grupo de pessoas a serem resgatadas. Com ótimo elenco e ritmo envolvente, “Argo” merece ser visto. Filmaço!

GAROTA EXEMPLAR (2014)

Dirigido pelo genial David Fincher, “Garota Exemplar” melhora demais o livro de Gillian Flynn e Affleck entrega uma de suas atuações mais marcantes. Aqui, ele é um homem acusado de ter matado a esposa (a excelente Rosamund Pike, que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz) mas que defende sua inocência e está disposto a provar. Nas mãos de Fincher, a trama ganha muito mais peso emocional, uma ambientação claustrofóbica e imprevisível. Um filmaço para quem curte suspense investigativo.

O CONTADOR (2016)

“O Contador” é um filme bobo, mas é um filme bobo bastante divertido que coloca Affleck como um contador com Síndrome de Savant. Ele é um sujeito excelente com números mas não muito bom com pessoas e também esconde algumas habilidades perigosas. É um filme de ação competente que entrega muito bem o que promete. Nada memorável, mas vale o investimento.

O CAMINHO DA DE VOLTA (2020)

Drama de esporte e alcoolismo, aqui temos Affleck em uma de suas melhores atuações na carreira em um filme que flerta bastante com sua própria vida pessoal, já que o ator passou por um período difícil viciado em álcool. É um filme de superação com alguns clichês batidos, porém tudo é bem realizado e carregado de coração.

AIR – A HISTÓRIA POR TRÁS DO LOGO (2023, também diretor)

Outro filmaço de Ben Affleck como diretor e também protagonista, e outro projeto com um elenco estelar. “AIR” conta a trajetória de como a Nike conseguiu realizar sua famosa parceria com a lenda do basquete Michael Jordan, e criar um dos segmentos da empresa mais vendidos do mundo. Com ritmo, bom humor e emoção, Affleck entrega mais um filmaço.