Especial

Cate Blanchett: 10 filmes imperdíveis

Atriz está lançando nos cinemas o excelente "Tár"

(Foto: Divulgação)

Se existe uma atriz na atualidade capaz de superar Meryl Streep em número de indicações e vitórias no Oscar ao longo dos anos, esta pessoa é Cate Blanchett. Dona de uma versatilidade gigante, a atriz frequentemente nos brinda com performances poderosas, marcantes e emblemáticas – seja em filmes mais populares como “O Senhor dos Anéis” e “Thor: Ragnarok”, ou em dramas poderosos como “Elizabeth”, “O Aviador” e outros.

Lançando recentemente nos cinemas “Tár”, vamos de lista com 10 filmes essenciais da carreira de Cate Blanchett.

Obs: A lista abaixo é a opinião (pessoal) do autor deste post.

Obs 2: A lista está por ordem de lançamento.

‘ELIZABETH’ (1998) & ‘ELIZABETH: A ERA DE OURO’ (2007)

Indicada ao Oscar, Cate Blanchett interpreta a rainha Elizabeth I neste ótimo filme dirigido por Shekhar Kapur. E aqui, Cate entrega uma atuação tão poderosa, tão marcante, tão efervecente e carregada de imponência, mas ao mesmo tempo fragilidade, que é incrível como não ganhou o Oscar na época (perdeu para Gwyneth Paltrow no famigerado ano de “Shakepeare Apaixonado”). Enfim, mas continua um colosso!

E após uma atuação magistral em “Elizabeth” de 1998, Cate retorna ao papel da soberana inglesa em “Elizabeth: A Era de Ouro”, uma continuação lançada em 2007. E, confesso, gosto mais deste filme do que do anterior.

TRILOGIA ‘O SENHOR DOS ANÉIS’ (2001, 2002, 2003)

Nossa eterna Galadriel é defendida com o ímpeto, a beleza e a imposição necessária por Blanchett que fazem da personagem um ser de alto conhecimento, enigmática e hipnotizante.

O AVIADOR (2004)

Ganhadora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, neste filme dirigido por Martin Scorsese, Cate Blanchett interpreta a atriz Katharine Hepburn, que teve um envolvimento amoroso com o protagonista da história, o magnata Howard Hugues (Leonardo DiCaprio). Sempre com uma presença cênica magnética e poderosa, Blanchett rouba cada cena para si.

NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO (2006)

Barbara Covett (Judi Dench) é uma professora solitária e dominadora que começa uma amizade com a professora de artes Sheba Hart (Blanchett). Porém, Sheba inicia um relacionamento escondido com um de seus alunos, e a situação fica perigosa. Um filme muito bem dirigido por Richard Eyre, com um ritmo pulsante e envolvente, e ancorado por duas atrizes magistrais.

NÃO ESTOU LÁ (2007)

Uma cinebiografia de Bob Dylan totalmente fora da caixinha. Em “Não Estou Lá” temos vários atores interpretando Dylan em várias de suas fases como artista, e em um elenco ótimo formado por Christian Bale, Heath Ledger e Richard Gere, é Cate Blanchett – também interpretando Dylan – quem se destaca e entrega a melhor performance do filme. Foi indicada ao Oscar.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON (2008)

O show aqui é mais de Brad Pitt, mas Cate é a força emocional do filme e o grande amor de Benjamin Button na história. Um filmaço que merece ser assistido!

BLUE JASMINE (2013)

Posso não ser muito fã de “Blue Jasmine”, mas este filme de Woody Allen é imperdível por causa de um único motivo: Cate Blanchett! Ela toma para si cada cena, cada momento e não tem pra ninguém. Blanchett ganhou aqui o Oscar de Melhor Atriz (segunda estatueta da carreira).

CONSPIRAÇÃO E PODER (2015)

Amo filmes sobre bastidores do jornalismo ainda mais quando temos uma história investigativa envolvida. Aqui, Blanchett interpreta a produtora da CBS, Mary Papes, que juntamente com o âncora Dan Rather (Robert Redford) suspeitam de que o presidente George W. Bush foi um dos muitos jovens privilegiados que usou os seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Mas como é normal quando você vai cutucar onça com vara curta, é claro que ambos enfrentarão desafios para publicar a história e provar a veracidade dos fatos. Blanchett e Redford juntos? Já vale o investimento.

CADÊ VOCÊ, BERNADETTE? (2019)

Aqui, Blanchett é uma arquiteta renomada que sofre de ansiedade e que certo dia desaparece. Sua filha Bee (Emma Nelson), portanto, faz de tudo para encontrá-la e irá, durante a jornada, descobrir alguns segredos sobre o passado de sua mãe. “Cadê Você, Bernadette?” é uma dramédia deliciosa que fala sobre a importância de valorizar quem se ama e de saber valorizar os momentos que realmente valem a pena na vida.

TÁR (2022)

Talvez a sua melhor atuação da carreira até hoje, Cate Blanchett em “Tár” entrega uma masterclass de atuação! O filme já é excelente com uma história sobre poder e suas consequências, e Cate é a força da natureza que torna tudo ainda mais memorável.