Cinema

Crítica: AIR – A História Por Trás do Logo (2023)

Longa-metragem é estrelado por Matt Damon, Ben Affleck, Jason Bateman, Viola Davis e outros

(Foto: Amazon)

“AIR – A História Por Trás do Logo” conta como a Nike conseguiu assinar um contrato de exclusividade com a lenda do basquete Michael Jordan e criar uma das linhas de tênis, a Air Jordan, mas rentáveis e lucrativas da história. Dirigido por Ben Affleck (que também atua), o longa ressalta as qualidades de Affleck como contador de histórias e o astro entrega um filmaço inspirador que, sem dúvida, vai ser usado bastante em palestras motivacionais.

A grande beleza de “AIR”, em minha opinião, é a falta de gordura. O roteiro de Alex Convery é simples, sucinto e objetivo e foca naquilo que é importante para tornar o público interessado nos personagens. Nosso protagonista é Sonny Vaccaro (Matt Damon), responsável por encontrar talentos e reformular o departamento de basquete da Nike, que na época estava em terceiro lugar entre as empresas envolvidas com esporte e pouco chamava a atenção dos atletas.

Na trama, Vaccaro encherga em Jordan o futuro da empresa e decide apostar todo o seu orçamento no jogador – algo sem precedentes na época já que geralmente o ideal era investir em mais de uma opção e torcer para que uma das apostas realmente desse certo. Nesta busca para convencer Michael, que tinha em sua mãe (Viola Davis) a figura mais importante e influente para as decisões sobre a carreira do filho, Vaccaro entra de cabeça em uma jornada para conseguir a aprovação da família.

A direção de Affleck é ligeira e cheia de ritmo, tornando “AIR” um filme altamente empolgante que consegue alcançar com louvor o seu potencial motivacional. Mas um motivacional que nunca soa brega ou cafona, muito pelo contrário, tudo é bem equilibrado, sem enrolação e sem sentimentalismo besta.

“AIR – A História Por Trás do Logo” é um filmaço que nos faz sair do cinema felizes, motivados e inspirados em sempre confiar no nosso trabalho e em nossa capacidade de alcançar nossos sonhos. Recomendado!

AIR/EUA – 2023

Dirigido por: Ben Affleck

Com: Matt Damon, Ben Affleck, Jason Bateman, Viola Davis, Chris Tucker, Chris Messina, Marlon Wayans…

Sinopse: AIR: A História Por Trás do Logo é baseado na incrível história real do chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro (Matt Damon), e do fundador da Nike, Phil Knight (Ben Affleck). Ambos estão tentando tornar a marca uma das mais famosas do mundo, e escrever seus nomes na história. A dupla então tenta fazer com que a lenda do basquete Michael Jordan endosse seus produtos, ainda na década de 1980. O filme acompanha os esforços incansáveis ​​dos dois membros da Nike para alcançar seus sonhos. E o que era só uma aposta, revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea.