Seriado

Crítica: Invasão Secreta (minissérie) – Disney+

Minissérie é inspirada na saga homônima dos quadrinhos

(Foto: Disney-Marvel)

“Invasão Secreta” é a síntese de tudo o que está acontecendo de ruim com a Marvel Studios pós-“Vingadores: Ultimato”. Depois que Tony Stark se sacrificou pelo universo e matou Thanos e seu exército, consequentemente matou a capacidade de Kevin Feige e os roteiristas de criar histórias fechadas que agreguem sentido aos seus personagens, e principalmente, que tenham respeito para com o público.

Com relação à TV, nenhuma série do MCU se salva. “WandaVision” começa até diferente e interessante, mas depois se perde totalmente e se transforma em um show de bruxas do Disney Channel. E o que falar de “Ms. Marvel”, “Cavaleiro da Lua”, “Gavião Arqueiro”, “Mulher-Hulk”, que até possuem algumas boas ideias e intenções, mas tudo é diluído em favor da necessidade de criar um universo maior, e não em priorizar seus protagonistas. Talvez “Falcão e o Soldado Invernal” e “Loki” sejam as melhorzinhas, mas ainda assim, derrapam bastante do meio para o final.

Nada do que a Marvel está apresentando pós-“Vingadores Ultimato” parece ter objetivo ou fazer sentido como universo unificado. Ideias e personagens são apresentados em um filme ou série, e logo em seguida nada daquilo tem relevância ou é simplesmente esquecido. Não que a Marvel nunca tenha feito isto antes, mas depois da conclusão em “Ultimato” a coisa ficou ainda pior e mais bagunçada – e olha que nem coloquei na equação o fator Multiverso, que só abre oportunidades para mais bagunça e preguiça de roteiro.

“Invasão Secreta” é uma vergonha! Inspirada na famosa saga dos quadrinhos onde o mundo esta tomado por Skrulls e nada é o que aparenta ser, o show foi uma promessa de algo mais sério com aquela vibe de espionagem com ação que tivemos no excepcional “Capitão América: O Soldado Invernal”, mas tudo aqui é um desperdício de boas ideias e personagens.

O primeiro episódio é o melhor pois é o único que consegue estabelecer tensão e imprevisibilidade, depois dele tudo é tão óbvio, tão escancaradamente previsível e expositivo no pior sentido que é um vexame vender a série como algo de espionagem. É um dos roteiros mais pobres e bobos do MCU, e pra variar, o final é um desastre apocalíptico desastroso com um episódio mequetrefe de 40 minutos que reforça a falta de capacidade dos roteiristas em trabalhar conflitos e dramas.

Nick Fury (Samuel L. Jackson) volta do espaço e retorna para ele deixando a Terra pior do que quando voltou e nada do que o personagem deveria ter aprendido acontece – e sua justificativa para não chamar super-heróis para lidar com uma invasão global que coloca em risco a vida do planeta, desculpa, é chamar o público de idiota. Do mesmo jeito são as “revelações” que já estavam na cara da plateia desde sempre e o plano mais clichê dos Skrulls para conquistar o mundo (vamos destruir tudo, ha ha ha).

E uma das coisas mais irritantes é que estes seres com capacidade de se transformarem em qualquer pessoa se limitam a se transformarem apenas em uma ou não utilizam este poder para fugir de algo. E se Nick Fury possui a tecnologia para se passar por outra pessoa com uma máscara digital, porque ele não utiliza esta mesma tecnologia mais vezes para também enganar os Skrulls? São tantas coisas bestas que culminam em um final pífio que transforma uma personagem meia boca, literalmente, no ser mais poderoso da Marvel! É para deixar qualquer um broxado. Vou nem falar do desperdício de Olivia Colman que dá vontade de chorar.

Infelizmente, a Marvel Studios perdeu completamente o rumo e está mais preocupada em quantidade do que em qualidade. As cenas pós-créditos já não trazem a mesma empolgação de antes e parecem com as cenas da DC: prometem algo mas aquilo nunca mais acontece. É o tempo todo apresentando personagens e mundos, e nada é de fato concluído. Já está chato e as fracas bilheterias da maioria de seus filmes (e dos longas de super-heróis em geral), só reforça a saturação do gênero e um desinteresse maior do público. Hora de revisar os planos ou trocar de chefia. Kevin Feige é um exímio produtor que fez algo no cinema nunca antes visto, mas todos precisam saber a hora de passar o batente.

Secret Invasion/EUA – 2023

Número de episódios: 06

Dirigido por: Ali Selim

Com: Samuel L. Jackson, Emilia Clarke, Don Cheadle, Kingsley Ben-Adir, Olivia Colman…