Cinema

Crítica: Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 (2023)

Longa-metragem é dirigido mais uma vez por Christopher McQuarrie

(Foto: Divulgação)

“Missão: Impossível” se tornou uma das franquias de ação mais admiráveis dos últimos anos graças essencialmente ao astro e ótimo ator Tom Cruise e à sua coragem em a cada novo capítulo realizar acrobacias de ação cada vez mais ousadas e radicais. Isto se tornou o grande chamariz e principal peça de marketing da franquia, e não muito por causa das tramas com vilões que desejam dominar e/ou destruir o planeta.

Mas existe algo nos filmes de “Missão: Impossível” que torna estas ideias galhofas, e um tanto quanto cansativas hoje em dia, em algo envolvente e prazeroso de companhar. E repito: a resposta está na dedicação de Tom Cruise com o projeto e na ambição dele de proporcionar ao público uma experiência cinematográfica divertida e que pareça palpável e real (ainda que exista, claro, toda a fantasia da narrativa). E como em todo ótimo filme deste gênero de ação e espionagem, temos um elenco de apoio excelente e que são desenvolvidos de tal maneira que nos faça se identificar e gostar de cada um.

Ainda que exista o exagero em “Missão: Impossível”, o uso correto de efeitos digitais com o uso magistral de efeitos práticos, cenários reais e etc, torna a experiência muito mais convincente e real – diferente de “Velozes e Furiosos”, por exemplo, cujo excesso de CGI fica nítido e tudo soa muito artificial e banal – e consequentemente menos impactante. Aqui em “Missão: Impossível” o peso da morte também é respeitado. Quando algum personagem importante morre, ele morre de verdade e não retorna depois com alguma explicação besta que chama o público de idiota.

“Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” entrega uma grande e desafiadora história para o agente Ethan Hunt (Cruise) cujo desfecho foi imaginado para um segundo filme (a Parte 2) – ainda que este longa em específico transmita um sentimento de completude em sua aventura. E agora temos uma inteligência artificial como principal vilão (nada mais conveniente para os tempos atuais, não é?), o que torna tudo mais perigoso e imprevisível.

Mas muito menos pela trama, e mais pelas ótimas cenas de ação carregadas de tensão e feitas em grande parte em locações reais, e com Tom Cruise entregando o seu melhor sempre, estou mais do que ansioso para a Parte 2 que está agendada para o ano que vem. “Acerto de Contas Parte 1” mantém a qualidade da franquia em outro excelente filme. Recomendado!

Mission: Impossible – Dead Reckoning Part 1/EUA

Dirigido por: Christopher McQuarrie

Com: Tom Cruise, Rebecca Ferguson, Ving Rhames, Simon Pegg, Haley Atwell, Vanessa Kirby, Pom Klementieff, Esai Morales…

Sinopse: Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1 é o sétimo capítulo da franquia de ação e espionagem iniciada em 1996, que acompanha o agente norte-americano Ethan Hunt (Tom Cruise) em missões altamente secretas e perigosas. Agora, no novo filme, Ethan e a equipe do IMF formada por Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), Benji Dunn (Simon Pegg) e Luther Stickell (Ving Rhames) recebem outra importante missão: eles devem rastrear uma nova e aterrorizante arma que, se cair nas mãos erradas, pode representar uma ameaça para toda a humanidade. Com o controle do futuro e o destino de todo o mundo em jogo, a equipe precisa partir em uma corrida frenética e mortal ao redor do planeta. Além disso, Ethan ainda é confrontado por um novo inimigo misterioso e muito perigoso, e é forçado a aceitar que, para completar o desafio, nada pode importar mais do que a missão – nem mesmo sua própria vida.