Seriado

Crítica: O Rei da TV (1ª e 2ª temporada) – Star+

Seriado conta a vida do apresentador e empresário, Silvio Santos

(Foto: Star+)

Como em qualquer biografia adaptada para a TV ou cinema sempre teremos liberdades criativas para efeitos dramáticos na história. Isto acontece com todas as adaptações, e como é comum em casos como este, as pessoas retratadas na tela que ainda estão vivas sempre irão reclamar de alguma coisa. Normal. Esta série do Star+ sobre a vida de Silvio Santos não foge à regra, e esperei sair a segunda temporada para fazer uma análise geral do show.

Na primeira temporada de “O Rei da TV” a trama é dividida com Silvio Santos em sua juventude (interpretado por Mariano Mattos) se tornando um camelô e buscando construir o próprio negócio até sua ascensão como apresentador de televisão. A outra linha temporal já mostra Silvio mais velho (José Rubens Crachá) lutando para manter o negócio e revolucionando a TV com seu estilo irreverente de programa – até quando culmina na ambição de se tornar presidente do Brasil.

Daí temos o início da 2ª temporada, com Silvio em primeiro nas pesquisas mas lutando na justiça para conseguir ter a candidatura aprovada há 20 dias da eleição. Ao mesmo tempo, o show também explora os problemas de fraude no banco PanAmericano, um caso extraconjugal de Silvio com uma atriz mexicana, seus problemas no casamento, as crises de identidade do SBT, o sequestro de sua filha Patrícia até quando Silvio foi feito refém em sua própria casa por um dos sequestradores da filha.

História não falta sobre Silvio Santos, e sem dúvida o maior apresentador da televisão brasileira é cercado de muitas polêmicas, como também de bastante paixão, admiração e curiosidade do grande público. E histórias boas são aquelas imperfeitas, aquelas que procuram lidar com temas nada cordilheiros de seus biografados. “O Rei da TV” faz isso, e o faz sem deixar de lado o nítido carinho e respeito pela figura emblemática do profissional ali representado.

Os problemas da série consistem em uma construção narrativa muitas vezes teatral e novelesca, onde os personagens sempre reagem de maneira forçada, ou caricatural demais, com berros e gritos. Este problema se concentra principalmente em Silvio Santos. Não o conheço pessoalmente, mas pelo que já li e ouvi de pessoas sobre ele, Silvio sempre foi uma pessoa sagaz, inteligente, excelente em convencer as pessoas e ótimo na arte da manipulação, mas não um senhor constantemente nervoso que sempre fica gritando com todos porque as coisas não estão saindo como o planejado. E aqui, Silvio sempre apresenta esta reação típica de novela ou teatro, o que infelizmente tira um pouco da naturalidade da obra e soa pouco como o Silvio engenhoso e multifacetado que tanto admiramos.

Mas confesso que apesar disto, e da direção de arte cafona, “O Rei da TV” é uma série que estranhamente me envolveu e me deixou entretido ao longo de 16 episódios (8 em cada temporada). Acompanhar a vida deste mito da televisão de forma tão intimista, e ao mesmo tempo acompanhar os bastidores da televisão brasileira e sua transformação ao longos dos anos, confesso que possui um fascínio hipnotizante.

O elenco em sua maioria é competente, e apesar de José Rubens Crachá mais parecer o Silvio Santos de hoje do que o Silvio dos anos 80 e 90, após alguns episódios este incômodo logo passa e Crachá entrega um personagem humano e fervoroso, e busca fazer isto sem torná-lo uma imitação.

No geral, “O Rei da TV” é uma série envolvente e boa de acompanhar mesmo com todas as suas imperfeições. Caso tenho uma terceira temporada estarei lá para assistir.

O Rei da TV Temporadas 1 e 2/BRASIL – 2022,2023

Total de episódios em cada temporada: 08

Criado por: André Barcinski, Ricardo Grynszpan e Marcus Baldini

Com: José Rubens Crachá, Mariano Mattos, Paulo Nigro, Emilio de Melo, Ary França, Gui Santana, Leona Cavalli…

Sinopse: O Rei da TV acompanha a vida e a carreira do apresentador e empresário Silvio Santos – nome artístico de Senor Abravanel – um dos maiores ícones da televisão brasileira. Aos 87 anos, Silvio Santos é proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui a empresa Liderança Capitalização, administradora da Tele Sena, e o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. A produção acompanha a vida de Sílvio desde sua infância no Rio de Janeiro até sua ascensão e fama como um dos maiores comunicadores do Brasil. Comerciante de rua na juventudade, o apresentador sempre demonstrou talento para se comunicar com o público, engajando e divertindo as pessoas. Ele passou a participar de espetáculos circense e rapidamente chamou atenção.  Logo, Sílvio foi conquistando seu espaço na indústria do entretenimento.