Crítica: ‘Sonic 3’ (2024) com Jim Carrey
Longa-metragem foi dirigido novamente por Jeff Fowler
Dentro de sua proposta em ser uma aventura frenética para crianças e fãs do vídeo game, “Sonic 3” é o melhor da franquia até agora e consegue ser um êxtase de ação, aventura e comédia que vai divertir não apenas a criançada, como também os mais velhos.
Aliás, a franquia “Sonic” no cinema é uma anomalia diante de tantas adaptações que estão sofrendo para manter o interesse do público atualmente. O primeiro filme de 2020 foi uma grata surpresa que se mostrou uma obra singela, simples e carregada de coração e aventura, e que trazia Jim Carrey ao estilo de comédia física que lhe tornou um ícone – além de apresentá-lo para a nova geração de meninos e meninas que talvez ainda não tenham assistido “O Máskara”, “Desventuras em Série”, “O Grinch”, etc. Já a continuação de 2022 mantém o interesse pelo desenvolvimento emocional de seus personagens, mas sem deixar de lado a aventura e a fantasia provenientes do jogo – mas tudo feito com aquela intensidade divertidíssima de acompanhar.
Já este terceiro longa-metragem apresenta um novo personagem dos games, Shadow, e traz Jim Carrey em dois papéis: ele retorna como o vilão Ivo Robotnik e aparece também como o avô deste, chamado Gerald Robotnik. Dobro de vilões, dobro da diversão como o próprio personagem fala para Sonic em determinado momento. “Sonic 3” não esquece que desenvolver minimamente o emocional de seus personagens é essencial para tornar o público interessado, e apegado à eles. E por outro lado, o longa é mais frenético e cheio de adrenalina do que os anteriores e consegue entregar uma aventura que continua simples, porém, coesa em suas intenções e cheia de comédia e diversão. Ver a alegria e empolgação no olhar das crianças na sala de cinema é o comprovação de que o longa conseguiu atingir mais uma vez o seu objetivo.
E se a garotada vai ao cinema por causa da ótima adaptação feita com os personagens do jogo, eu aqui vou por causa de Jim Carrey. Mais recluso em sua vida pacata, com pinturas e sem aquele alvoroço de Hollywood, Carrey tem trabalhado nos últimos anos apenas nos filmes do Sonic. É a sua primeira trilogia, e nota-se a diversão do ator em estar envolvido no projeto. E esta não é a primeira vez que Carrey interpreta mais de um personagem, ele já fez isto nos ótimos “Desventuras em Série” e em “Eu, Eu Mesmo e Irene”, e aqui, é um deleite revê-lo em sua plena forma cômica e sendo aquele Jim Carrey que cresci amando.
Enfim, “Sonic 3″ é um excelente filme de aventura juvenil, e uma ótima escolha para encerrar 2024 com um sorriso no rosto. Se ainda não assistiu, vá e se divirta!
Sonic 3/EUA – 2024
Dirigido por: Jeff Fowler
Com: Ben Schwartz, Jim Carrey, James Marsden, Keanu Reeves, Idris Elba…