Acusações

Danny Elfman é acusado de assédio sexual por compositora, ele concordou em pagar $830 mil em acordo

Elfman é compositor das trilhas dos filmes "Homem-Aranha" de Sam Raimi, "Batman" do Tim Burton, "Wandinha" e da abertura de "Os Simpsons"

(Foto: Divulgação)

O famoso compositor de cinema e televisão Danny Elfman – conhecido por criar a música tema de “Os Simpsons” e a música por trás dos filmes do Batman de Tim Burton, do “Homem-Aranha” de Sam Raimi, “O Estranho Mundo de Jack”, “Homens de Preto” e, mais recentemente, “Wandinha” da Netflix – está sendo processado por quebra de contrato por não fazer pagamentos devido a alegações de assédio sexual.

Uma nova investigação da Rolling Stone afirma que Elfman assediou sexualmente Nomi Abadi, uma pianista e compositora indicada ao Grammy, em 2015 e 2016.

Elfman nega as acusações. Abadi agora está processando Elfman por quebra de contrato por não ter feito todos os pagamentos do acordo, em novos documentos legais que foram revisados pela Variety.

ACUSAÇÕES

A Rolling Stone descobre um relatório policial que Abadi arquivou com o LAPD em novembro de 2017, no qual ela alega que Elfman se expôs e se masturbou na frente dela várias vezes. A Rolling Stone afirma que o relatório da polícia categorizou as alegações como “exposição indecente”.

Elfman negou todas as acusações de comportamento impróprio em uma declaração à Rolling Stone, afirmando que não se expôs ou se masturbou na frente de Abadi. Ele descreveu o relacionamento deles como “platônico”, relata a publicação, e afirma que “Abadi tentou ter Elfman romanticamente e retaliou contra ele depois que ele rejeitou seus avanços”.

No artigo da Rolling Stone, Elfman também teria coagido Abadi a fazer uma sessão de fotos nua, afirmando que seria uma “sessão artística”, o que ele nega.

Ele também é acusado de presentear Abadi com um copo do que Abadi afirmou que Elfman disse ser sêmen. Um representante de Elfman disse à Rolling Stone que ele “nunca alegou que era sêmen ” e classificou o e-mail como “um slogan provocativo que era para ser uma piada”, dizendo à publicação que a substância era na verdade o creme hidratante Cetaphil.

“Como respondo a acusações tão graves que ser inocente não é uma defesa válida? É insuportável considerar que uma carreira de 50 anos pode ser destruída em um ciclo de notícias como resultado de acusações perversas e totalmente falsas sobre má conduta sexual”, disse Elfman à Rolling Stone. “As alegações de Abadi simplesmente não são verdadeiras. Permiti que alguém se aproximasse de mim sem saber que eu era sua ‘paixão de infância’ e que sua intenção era acabar com meu casamento e substituir minha esposa. Quando essa pessoa percebeu que eu queria distância dela, ela deixou claro que eu pagaria por tê-la rejeitado. Permiti que uma amizade imprudente tivesse consequências de longo alcance, e esse erro de julgamento é inteiramente minha culpa. Não fiz nada indecente ou errado, e meus advogados estão prontos para provar com provas volumosas que essas acusações são falsas. Esta é a última coisa que direi sobre este assunto.”

Um porta-voz de Elfman disse à Rolling Stone que as “interações limitadas de Elfman e Abadi, que não envolviam contato sexual, eram totalmente consensuais”.

ACORDO REALIZADO

O porta-voz de Elfman também disse à publicação que o acordo foi uma reação ao movimento #MeToo: “Quando confrontado com ameaças da outra parte de tornar públicas inverdades no auge do movimento #MeToo, [Elfman] enfrentou a escolha impossível entre resolver e continuar sua carreira e ganhar a vida para sua família ou decidir lutar o que na época era uma batalha invencível para dizer a verdade – Danny escolheu sua família. É decepcionante, mas infelizmente não surpreendente, que essa narrativa infundada seja revivida agora que os pagamentos foram interrompidos. Acusações por si só não devem e não equivalem a culpa, e Danny vai se defender e limpar seu nome com o volume de evidências e as próprias palavras da outra parte – as palavras dela falam por si.

Um advogado de Abadi, Jeff Anderson, da firma Anderson & Associates, contesta a versão dos eventos de Elfman, dizendo à Variety: “Elfman disse que seu relacionamento com Nomi Abadi era platônico e consensual. Seu relato é tão bizarro quanto sua conduta em relação a ela anos atrás. Não foi platônico. Foi bizarro.”

Abadi, que não falou com a Rolling Stone para a investigação, entrou em um acordo de sigilo com Elfman em julho de 2018, assinando um acordo no valor de $ 830.000.

O relatório da Rolling Stone diz que Abadi assinou um acordo de confidencialidade “sentindo que não tinha escolha”. Um amigo de Abadi que falou com a publicação disse: “Ela sentiu que sua carreira terminaria se dissesse que Elfman era um canalha. E ela está certa. Lamento dizer, mas infelizmente ainda é assim que esta indústria funciona.”

Abadi apresentou uma queixa contra Elfman na manhã de quarta-feira no Tribunal Superior de Los Angeles por quebra de contrato por não pagar o valor total de seu acordo. Nos documentos judiciais – que foram obtidos pela Variety – a equipe jurídica de Abadi escreve que “as partes concordaram em resolver uma disputa subjacente” em julho de 2018, que incluía Elfman fazendo quatro pagamentos ao longo de cinco anos, totalizando US$ 830.000. Alguns dos fundos do acordo seriam destinados a organizações de caridade e não diretamente a Abadi, alegam os documentos.

A denúncia não menciona a causa do acordo pelas alegações de Abadi, mas a Rolling Stone relata que “com base em várias fontes e documentos, a disputa se refere a alegações de má conduta sexual”.

Uma fonte próxima a Abadi confirma à Variety que as alegações subjacentes dizem respeito a assédio sexual. “Você não paga $ 830.000 por um problema sem consequências”, disse esse indivíduo à Variety.

Um porta-voz de Elfman disse à Variety em um comunicado: “Embora não possamos comentar sobre um processo que não recebemos, o fato de ter chegado à mídia antes do réu mostra ainda que este é outro golpe em um campanha de anos para exigir dinheiro do Sr. Elfman e sua família. As acusações são infundadas.”