Especial

Disney 100 anos: 10 melhores vilões que são visualmente inesquecíveis

Vilões mais icônicos da Casa do Mickey

(Foto: Disney)

Obs: Não foram considerados personagens da Pixar, Lucasfilm, Marvel ou filmes live-action, apenas de animações da Walt Disney Animation Studios.

RAINHA MÁ de “Branca de Neve e os Sete Anões” (1939)

A primeira grande vilã da Disney possui dois visuais icônicos. É impossível esquecer o charme de realeza da Rainha e também de sua versão assustadora quando se transforma na velhinha da maça. Além de ser uma personagem sem medo de sujar as mãos.

MALÉVOLA de “A Bela Adormecida” (1959)

Os filmes da Angelina Jolie buscaram trazer maior humanidade e contexto para a personagem, mas sua versão original do filme animado de 1959 continua enigmática, sutil e sorrateiramente maldosa.

ÚRSULA de “A Pequena Sereia” (1989)

Com seu visual de drag queen e tentáculos, Úrsula é, sem dúvida, uma das vilãs mais memoráveis da Disney. Apesar da falta de inteligência no ato final do filme, quando já possuía todo o poder do oceano em suas mãos e decide ficar desnecessariamente gigante, a vilã é cheia daquele carisma e ironia essenciais que deixam qualquer vilão carismático.

SCAR de “O Rei Leão” (1994)

Particularmente, Scar é o meu vilão da Disney favorito. Irônico, sagaz e sem medo de sujar as mãos, o personagem só almeja o poder, mas é péssimo para governar qualquer coisa. Mas para chegar lá, ele não medirá esforços – principalmente se tiver que matar o irmão e o sobrinho para isso.

JAFAR de “Aladdin” (1992)

Jafar também sofre de um final não tão esperto (assim como Úrsula), mas é um vilão cheio de malandragem e astuto, e também almeja o poder absoluto. Infelizmente, no filme live-action transformaram ele em um figura apática e sem personalidade. Mas ainda que bem que temos o desenho.

CRUELA DE VIL de “101 Dálmatas” (1961)

Sou apaixonado pela versão live-action de Glenn Close (que se assemelha mais ao desenho) e também gosto muito da iteração de Emma Stone no ótimo filme solo da personagem lançado em 2019. Mas tudo começou lá atrás no popular “101 Dálmatas” de 1961, onde temos uma Cruella cheia de raiva, totalmente histérica e viciada por uma casaco de pele de dálmata.

HADES de “Hércules” (1997)

Em minha opinião, o Hades da Disney é o que possui o melhor visual para este personagem clássico da mitologia grega (o cabelo de fogo é um detalhe genial). E o personagem é também um dos pontos fortes da excelente animação “Hércules” de 1997.

CAPITÃO GANCHO de “Peter Pan” (1953)

“Peter Pan” é uma história clássica que já foi adaptada inúmeras vezes por diversos estúdios, e para várias mídias diferentes. Mas o visual do capitão Gancho da Disney continua sendo o mais icônico até hoje.

GASTON de “A Bela e a Fera” (1991)

Burro, forte e confiante em sua força, Gaston é o típico “boy lixo” que tanto no desenho clássico de 1991 quanto no live-action interpretado por Luke Evans são ótimos.

FACILIER de “A Princesa e o Sapo” (2009)

Um vilão mais recente, Facilier é o típico malandro que almeja riquezas, e o seu visual é um dos mais icônicos para um vilão da Disney moderno.