Especial

‘Disney 100 anos’: 6 remakes da própria Disney que (talvez) você não sabia que eram

E aí, sabia que todos estes filmes eram remakes?

(Foto: Disney)

‘O Fantástico Super-Homem’ (1961) & ‘Flubber – Uma Invenção Desmiolada’ (1997)

“Flubber” de 1997 é um típico ‘filme família’ da Disney que se ancora bastante no talento de Robin Williams para a comédia. É bobo, divertido e uma Sessão da Tarde daquelas que em minha época cumpria bem o papel. Quando fiquei mais velho descobri que o filme é um remake de “O Fantástico Super-Homem”, que segue a mesma premissa de um professor que inventa uma substância química capaz de vencer a gravidade. A versão com Williams simboliza tal ideia na forma de uma geleia verde e aposta mais nos efeitos visuais do mesmo. Entre suas semelhanças e diferenças, ambos os projetos são bem divertidos e estão disponíveis no Disney+.

‘O Grande Amor de Nossas Vidas’ (1961) & ‘Operação Cupido’ (1998)

“Operação Cupido” ajudou a colocar Lindsay Lohan – ainda criança – como uma queridinha mirim de Hollywood. O filme é bem simples e foi um sucesso na época para a Disney, com Lohan interpretando as duas irmãs gêmeas que foram separadas quando criança após o divórcio dos pais, e quando se reencontram, as duas bolam um plano para uni-los novamente. Só que este filme dirigido por Nancy Meyer é um remake de “O Grande Amor de Nossas Vidas” estrelado por Hayley Mills como as gêmeas. Temos aqui outra ocasião onde ambos os projetos são singelos, simples e divertidos. Bem a cara Disney!

‘Um Dia Muito Louco’ (1976) & ‘Sexta-Feira Muito Louca’ (2003)

Estrelado por uma jovem Jodie Foster e Barbara Harris como a filha e a mãe, respectivamente, que trocam de corpo em “Um Dia Muito Louco”, confesso que o remake de 2003 estrelado por Lindsay Lohan e Jamie Lee Curtis é muito mais criativo, animado e divertido de acompanhar. Sem dúvida, uma grata surpresa.

A ideia também teve uma outra adaptação feita para a TV pela Disney e lançada em 1995 com o nome “Tal Mãe, Tal Filha”.

‘A Montanha Enfeitiçada’ (filmes de 1975 & 2009)

O primeiro filme de 1975 é uma aventura infantil envolvente que nos coloca em uma jornada mágica envolvendo um mistério curioso. O longa até rendeu uma continuação intitulada “A Volta da Montanha Enfeitiçada”, de 1978. Em 2009, a Disney resolveu lançar um remake estrelado por Dwayne ‘The Rock’ Johnson. Não é um filme memorável com uma produção de encher os olhos, mas é uma diversão Sessão da Tarde ligeira, inofensiva e que se sustenta bem no carisma de seu elenco.

‘Papai Batuta’ (1950) & ‘Doze É Demais’ (versões de 2003 e 2022)

A Disney lançou em 2022 uma remake do seu “Doze É Demais” com Steve Martin e que foi lançado em 2003 nos cinemas, e que também já era um remake de um filme dos anos 50 chamado “Papai Batuta” com Clifton Webb. Os remakes seguem a ideia original do livro no qual o filme original foi baseado, mas cada uma das adaptações cria situações cômicas diferentes. Amo o humor de Martin e acredito que se encaixa muito bem na ideia do filme. Já a nova versão de 2022 feita para o Disney+ ainda não assisti.

‘Meu Amigo, o Dragão’ (filmes de 1977 e 2016)

O primeiro filme de 1977 utiliza a técnica de colocar personagens animados junto com seres humanos de verdade, e o longa também é um musical bem típico de Hollywood. É divertido e tem seu charme. Mas o remake de 2016 é muito superior, mais humano, dramático e bastante emocionante.