Cinema

Edgar Wright diz que franquias de Hollywood precisam aprender a dar uma pausa e criar expectativa na plateia

Diretor disse ser importante dar tempo e deixar o público com saudade

Edgar Wright apareceu no último episódio do podcast “Happy Sad Confused” e fez um discurso reflexivo sobre o estado atual de Hollywood e suas propriedades intelectuais. Sem citar nenhuma franquia em particular, o diretor de “Scott Pilgrim” e “Baby Driver” expressou frustração com a falta de espaço para respirar quando se trata das atuais franquias de Hollywood.
(Foto: Divulgação)

Edgar Wright apareceu no último episódio do podcast “Happy Sad Confused” e fez um discurso reflexivo sobre o estado atual de Hollywood e suas propriedades intelectuais. Sem citar nenhuma franquia em particular, o diretor de “Scott Pilgrim” e “Baby Driver” expressou frustração com a falta de espaço para respirar quando se trata das atuais franquias de Hollywood. A ideia de que um estúdio precisa planejar e agendar vários filmes de franquia ao longo de alguns anos não é saudável. Wright não citou o nome da Marvel, por exemplo, mas o estúdio prova seu ponto de vista ao lançar seis filmes nos últimos dois anos.

“Acho que um dos problemas das franquias de filmes é, às vezes, quando eles anunciam – não estou mencionando nomes nem nada – quando anunciam enormes listas de filmes e programas de TV […] há o perigo de matar a galinha dos ovos de ouro”, Wright disse. “É uma coisa estranha: se eu pudesse voltar a quando era um jovem fã de cinema, e simplesmente curtia um filme, e as pessoas diziam: ‘Adivinha? Eles serão um a cada três anos pelo resto da sua vida.’ Eu diria, ‘Sério?!’ Isso é o que é triste para mim, a falta de investimento em novos filmes.”

Wright continuou: “Eu gostaria que algumas franquias tivessem o bom senso de apenas respirar fundo e deixar as pessoas ficarem entusiasmadas com isso novamente. Sinto que há certas coisas que adorei e que não quero ver novamente, ou não quero vê-las novamente por muito tempo. E, novamente, não vou falar mal de nada porque isso sempre é interpretado como [frases] sonoras.”

O diretor referiu-se à franquia James Bond como uma exceção. Atualmente não há filmes de 007 no calendário de lançamentos. Um novo Bond será eventualmente anunciado, mas não há pressa em fazê-lo.

“Acho que eles são muito inteligentes, na verdade, porque estão dispostos a fazer uma pausa nas coisas para criar expectativa. Eles são a exceção”, disse Wright. “Eles são inteligentes o suficiente para pisar no freio e criar expectativa para que você fique animado para o próximo. Acho que um dos problemas agora é que eu queria que alguns filmes e séries entendessem que não há problema em fazer uma pausa e criar expectativa.”

Wright acrescentou que parte da questão é como hoje em dia faz parte do trabalho dos executivos do estúdio ter um plano de anos relacionado às suas propriedades intelectuais.

“Isso é o que me deixa perplexo”, disse ele. “Sempre que alguém entra em um estúdio e assume o controle, você se torna o zelador de toda a propriedade intelectual. Então, se alguém assumir o controle da Warner Bros., alguém fará a pergunta: ‘O que estamos fazendo com “Scooby-Doo”?’ É pensar: ‘Esses são os ativos que temos. O que estamos fazendo com “Scooby-Doo” agora?’ Isso é basicamente o que acontece.”