Disney 100 anos

‘Era Uma Vez Um Estúdio’: Como a Disney trouxe de volta Robin Williams como o Gênio no curta especial de 100 anos

O curta já está disponível no Disney+

(Foto: Disney)

O momento em que os fãs da Disney ouvem a voz do falecido Robin Williams como o Gênio no novo curta-metragem da Disney, “Era Uma Vez Um Estúdio”, que celebra os 100 anos da empresa, é ainda mais significativo do que as pessoas imaginam.

Por volta da marca de três minutos, Olaf de “Frozen”, voz no original de Josh Gad, é visto cantarolando ‘Friend Like Me’, a música clássica de Williams em “Aladdin” de 1992, enquanto desenha o Gênio azul. O grandioso e fantasmagórico realizador de desejos então irrompe da página em toda a sua glória animada desenhada à mão. “Não vejo uma quedinha como essa desde Roma”, diz o Gênio sobre Olaf caído no chão.

“Josh Gad falou sobre Robin – sobre como o Gênio o inspirou a ser a voz de um personagem da Disney, e ele ficou emocionado por ele e Robin estarem na mesma cena neste filme”, ​​disse Eric Goldberg, cujo primeiro trabalho na Disney foi animando o Gênio na animação “Aladdin”.

Goldberg, assim como os cineastas de “Era Uma Vez Um Estúdio”, Dan Abraham e Trent Correy, conversaram com a Entertainment Weekly sobre o cuidado e a atenção colocada nesta impactante cena com Williams, sabendo o quão amados tanto o ator quanto o personagem se tornaram ao longo dos anos. “Eu cresci com esse filme”, diz Correy sobre Aladdin. “É uma das minhas primeiras lembranças. Ter trabalhado com Josh Gad ao longo dos anos em Olaf, e saber que Josh admirava Robin Williams e foi inspirado pelo Gênio, isso é muito especial para mim.”

Lembrando Robin Williams, ator ganhador do Oscar por “Gênio Indomável” e estrela de vários sucessos como “Sociedade dos Poetas Mortos”, “Uma Babá Quase Perfeita” e tantos outros, foi encontrado morto em sua casa em Paradise Cay (Califórnia), no dia 11 de agosto de 2014, aos 63 anos. Na época de seu suicídio, ele havia sido diagnosticado com a mal de Parkinson. De acordo com sua viúva, Williams passou a sofrer de depressão, ansiedade e paranoia crescente.

VOZ DE ROBIN WILLIAMS NO CURTA

O trecho de áudio usado para trazer Williams de volta como o Gênio veio de uma das muitas cenas não utilizadas do ator que ele gravou anos atrás para “Aladdin”. Abraham examinou 16 horas de gravações arquivadas para escolher a frase de efeito perfeita. “Conseguimos a aprovação do espólio de Robin Williams muito, muito cedo”, diz ele. “Dissemos a eles o que queríamos fazer e eles disseram, ‘Sim, isso é ótimo.’ Usar diálogos originais dele foi muito importante para nós.”

Goldberg era a outra peça do quebra-cabeça. Artistas de todo o espectro de desenhos à mão e animação CGI trabalharam em “Era Uma Vez Um Estúdio” para manter a aparência distinta de cada personagem – e o animador original do Gênio era um deles. Ele se lembra de ter começado a trabalhar para a Disney na década de 1980, depois de fechar sua empresa de comerciais, Pizazz Pictures, com sede em Londres. “Foi uma daquelas coisas em que me ligaram durante meses e depois lançaram a bomba”, lembra ele.

TRABALHANDO NA ANIMAÇÃO ‘ALADDIN’

A Disney informou Goldberg que os diretores Ron Clements e John Musker estavam pensando em fazer de “Aladdin” o próximo longa-metragem de animação da dupla e que talvez Williams estrelasse como o Gênio. Então, Goldberg e sua esposa, Susan, arrumaram suas coisas e se mudaram para a Califórnia. “Estou muito feliz por ter feito isso, porque realmente foi meu primeiro trabalho na Disney”, diz ele. “E que maneira de começar uma carreira na Walt Disney Animation.”

Goldberg se lembra de assistir a uma das primeiras gravações de Williams como o Gênio para se inspirar para o personagem. Não foi exatamente como planejado. “Eu estava a 7 centímetros dele e, se começasse a rir, matava as gravações”, admite. Mesmo assim, o animador diz que queria tornar o Gênio “tão abrangente quanto suas cordas vocais”.

Hoje em dia, Goldberg acrescenta que o Gênio é “um cara que simplesmente sai dos meus dedos. Não é que eu não precise pensar sobre isso, mas é um ajuste confortável”. Depois de “Aladdin”, ele voltou a desenhar o Gênio várias vezes ao longo dos anos para várias ocasiões especiais – como agora em “Era Uma Vez um Estúdio”. “O Gênio e eu somos amigos há muitos anos”, acrescenta, “e revisitá-lo neste filme é sempre uma alegria”.

“Era Uma Vez Um Estúdio” é um curta especial de 10 minutos que apresenta vários icônicos personagens da Disney se reunindo para tirar uma foto em celebração aos 10 anos da empresa. O curta já está disponível no Disney+.